Orgânico

SNA leva Centro de Inteligência em Orgânicos para a Bio Brazil Fair, em São Paulo

Programa inédito tem o apoio do Sebrae e visa profissionalizar a cadeia produtiva dos orgânicos no Brasil


Publicado em: 25/05/2012 às 09:20hs

SNA leva Centro de Inteligência em Orgânicos para a Bio Brazil Fair, em São Paulo

A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) levará esta semana para a Bio Brazil Fair (Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia), em São Paulo, o projeto recém-lançado Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos). Desenvolvido com o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com validade de três anos, o programa é inédito no Brasil e visa fortalecer e profissionalizar a cadeia produtiva de alimentos e produtos orgânicos.

Entre as diversas ações do CI Orgânicos – com sede no  Rio de Janeiro, mas de abrangência nacional – estão o levantamento da produção nos principais estados brasileiros, além da construção de um grande banco de dados que estará disponível ao produtor em uma plataforma virtual (www.ciorganico.agr.br). O CI Orgânicos também se propõe a desenvolver pesquisas e estudos no setor, além de promover parcerias e a investir em capacitação presencial e a distância.

A coordenadora do projeto, Sylvia Wachsner, explica o setor de orgânicos no país se encontra, em muitos casos, desestruturado e incipiente, sem a devida configuração como cadeia produtiva que garanta competitividade ao produtor. “A ideia é de que o centro se transformará em uma grande referência, onde todas as pessoas poderão buscar informações que vão da legislação e certificação de orgânicos, até a informações detalhadas sobre o mercado local”, diz.

Os primeiros estudos já foram iniciados com produtores de orgânicos do Rio de Janeiro e Paraná. No estado do Rio, cerca de 150 empreendedores foram mapeados. Os desafios são os mais diversos, como a falta de tecnologia e de logística. “Encontramos agricultores que já desenvolvem práticas sustentáveis, mas ainda é necessário aplicar técnicas no desenvolvimento rural participativo, para conhecer suas forças e fraquezas”, avalia Wachsner.

Além de divulgar o Centro de Inteligência em Orgânicos durante a Bio Brazil Fair, que acontece  até  27 de maio na Bienal do Ibirapuera, a SNA também prestará atendimento aos produtores rurais que visitarão o evento.

Fonte: Assessoria de Imprensa SNA

◄ Leia outras notícias