Orgânico

Seminário Nacional de Pecuária Orgânica: Alternativas para Enfrentar a Crise Climática

Embrapa contribui para discussão sobre práticas agroecológicas na pecuária


Publicado em: 10/09/2024 às 15:10hs

Seminário Nacional de Pecuária Orgânica: Alternativas para Enfrentar a Crise Climática

A Embrapa marcará presença no “Seminário Nacional de Pecuária Orgânica em Base Agroecológica: uma alternativa para a crise climática (SNPO)”, que ocorrerá de 11 a 13 de setembro em Brasília. Promovido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB Campus Planaltina), pelo grupo de estudos Raízes e pelo grupo de estudos IFBSUI, o evento será realizado no auditório do IFB Campus Brasília. O seminário visa capacitar técnicos extensionistas, pesquisadores e produtores através da troca de conhecimentos, além de promover a integração das câmaras setoriais de produção orgânica.

O evento também facilitará o diálogo entre pesquisadores, produtores e representantes do governo, com o objetivo de compreender os desafios enfrentados pela criação orgânica no Brasil e estabelecer metas para a expansão e consolidação da pecuária agroecológica no país. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link: Inscreva-se aqui. O IFB Campus Brasília está localizado na Via L2 Norte, SGAN 610 (610 Norte), Módulo D, E, F e G - Asa Norte, Brasília (DF).

O primeiro painel, intitulado “Atualizações sobre Pecuária Orgânica”, será realizado na manhã de quarta-feira, 11 de setembro, e contará com a participação da pesquisadora Fernanda Machado, da Embrapa Gado de Leite (MG). Ela apresentará a palestra “Panorama da Pecuária Orgânica Certificada no Brasil e no Mundo”, a partir das 9h30.

O segundo painel, “Desafios e Oportunidades na Criação de Bovinos em Base Agroecológica Visando à Certificação Orgânica”, ocorrerá na tarde do mesmo dia e contará com a participação do pesquisador João Paulo Soares, da Embrapa Cerrados (DF). Ele apresentará o tema “Sistema Agrossilvipastoril Orgânico – Construção Participativa dos Produtores” às 15h30. O pesquisador abordará o sistema agrossilvipastoril orgânico e as tecnologias associadas, incluindo forrageiras como braquiária ruziziensis BRS Integra, estilosantes BRS Bela e capim elefante BRS Canará; fruteiras como maracujá BRS Pérola do Cerrado; genótipos bovinos leiteiros como Gir Leiteiro, Jersey e cruzamentos; e insumos agrícolas como remineralizador de solo biotita xisto. “Vamos demonstrar a importância da preservação ambiental e explorar alternativas alimentares para os animais além do milho e da soja, utilizando sistemas agrossilvipastoris”, explica Soares.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias