Publicado em: 13/07/2012 às 08:20hs
O evento, que é promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Agricultura, e Centro Ecológico de Ipê, inicia às 9 horas, no CTG Laço Velho, no Bairro Planalto.
Bento Gonçalves é o maior produtor de uvas do Rio Grande do Sul. Dos 6 mil hectares cultivados, apenas 74 ha são de uva orgânica. De acordo com o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Gilberto Salvador, apesar da produção orgânica ser pequena, ela vem crescendo. No município, 49 agricultores têm produção de uva orgânica certificada, em 70 hectares; e cinco, não certificada, em 4 hectares, totalizando uma produção de mais de 1.300 toneladas da fruta. O destino são as vinícolas do município e da região, principalmente de Garibaldi, que produzem vinho e suco orgânicos.
Durante o seminário, será apresentada a experiência do agricultor Jorge Salton, que desde 1998 cultiva uvas orgânicas em 10 hectares. As variedades de mesa são vendidas na feira do município, e as demais, para cantinas para produção de suco e vinho. Conforme Gilberto, também serão relatados os tratamentos feitos nos parreirais nos últimos anos, que reduzem o custo de produção, mas dão mais mão-de-obra.
As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria da Agricultura de Bento Gonçalves, nos escritórios da Emater/RS-Ascar do município e da região ou no local do evento. A previsão é de que cerca de 400 agricultores de municípios das regiões de Caxias do Sul, Estrela e Passo Fundo participem.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias