Orgânico

Orgânicos: muito além dos alimentos

Beneficiando a saúde do consumidor e o meio-ambiente, os orgânicos são produzidos ou cultivados sem o uso de agrotóxicos ou hormônios e adubos artificiais, além de obedecerem a uma série de outros requisitos, como as relações de trabalho justas na cadeia produtiva


Publicado em: 09/05/2012 às 19:10hs

Orgânicos: muito além dos alimentos

A Bio Brazil Fair, maior evento de negócios do setor, reunirá de 23 a 27 de maio em São Paulo centenas de empresas e produtos com o selo orgânico, e a diversidade não se concentra apenas em alimentos e bebidas.

Produtos a base de componentes naturais, extraídos de forma sustentável ou cultivados sob preceitos ecológicos também ganham mercado em outros segmentos.

Na indústria do vestuário, por exemplo, a Será o Benedito cria linhas misturando algodão 100% orgânico a outros materiais, como o couro vegetal, juta, além de reutilizar materiais descartados como lonas de caminhão, PET e material de vedação para a construção civil. Com processos de lavagem e tingimento também marcados pela sustentabilidade, a empresa produz roupas, calçados, bolsas e chapéus, entre outros acessórios de visual arrojado. A marca foi lançada em um desfile em 1995, e hoje está presente em diversos distribuidores, inclusive nos Estados Unidos.

A Arte dos Aromas produz cosméticos sofisticados a partir de espécies amazônicas como o buriti, andiroba, açaí, entre outros cujas propriedades são cada vez mais estudadas e recomendadas em pesquisas e universidades. Com a matéria prima extraída de forma sustentável, a empresa ainda oferece oportunidade de renda para famílias ribeirinhas da região amazônica – uma alternativa que pode evitar que tais comunidades recorram ao desmate e à venda de madeiras para sobreviverem. Sua linha hoje conta com dezenas de produtos, diversos distribuidores e são inclusive exportados para a Europa.

Há na feira também uma fabricante de produtos de limpeza biodegradáveis, elaborados a partir da babosa, ou Aloe Vera. No catálogo da Cassiopeia, soluções para todas as tarefas domésticas: lava-roupas, desengordurante e multi-uso.  Neste ano apresenta uma linha para limpeza industrial e lança na feira um amaciante para roupas infantis.

Entre o setor de alimentos e bebidas, empresas grandes a pequenas, ano a ano, ampliam suas linhas, abarcando desde FLVs a grãos, óleos, bebidas, carnes, e mesmo alimentos com maior grau de processamento como molhos, vinhos, queijos, refeições congeladas, e até sopas ou macarrão instantâneo.

Com a redução dos mercados norte-americano e europeu, empresas brasileiras voltam seus olhos aos consumidores locais. A Native, pioneira em produção de açúcar orgânico, ampliou sua linha para sucos, grãos e matinais orgânicos e lança uma linha de geléias com frutas e sabores típicos de regiões diferentes como Ásia, Europa, América do Sul, preparadas a partir de romãs, cranberries, maracujá e yumberries orgânicos.

Supermercados investem em linhas próprias, com ótimos resultados. A marca Taeq, do grupo Pão-de-Açúcar, outro expositor da Bio Brazil Fair, investiu no conceito de saudáveis e as vendas de seu portfólio de orgânicos vem crescendo em média 30% ao ano. Para a feira, irá lançar uma linha de queijos orgânicos, começando com minas frescal e ricota fresca e que deve ser complementada com mussarela e requeijão até o final do ano.

Com a ampliação da oferta os preços dos orgânicos – tradicional entrave para uma popularização ainda maior – tendem a reduzir. E tais fatores somados a uma consciência maior do consumidor, mais informado e exigente por produtos saudáveis e ecológicos, impulsionam um crescimento constante do segmento como um todo. Entre empresários, representantes e militantes do setor, é unânime a ideia de que há um mercado imenso ainda a ser conquistado.

Os números da própria Bio Brazil Fair confirmam essa percepção. De 160 expositores e 9 mil visitantes em 2004, sua 1ª edição, a Bio Brazil Fair recebeu no ano passado um total de 216 expositores e 21,7 mil visitantes, entre profissionais do setor e público em geral.

Paralelamente à Bio Brazil Fair acontece a NaturalTech 2012 – 8ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde, desenvolvida especialmente para o setor de produtos e serviços naturais, saudáveis e sustentáveis, tais como alimentos vegetarianos, probióticos e funcionais, suplementos alimentares, cosméticos, spas, cromoterapia, aromatologia e muitos outros.

Fonte: Primeira Página - Assessoria de Comunicação e Eventos

◄ Leia outras notícias