Orgânico

Katayama Alimentos ingressa no mercado de ovos orgânicos caipiras

Dando sequência à diversificação da oferta de produtos, a Katayama Alimentos foca no mercado de ovos sustentáveis, no bem-estar animal e nas necessidades dos consumidores


Publicado em: 23/09/2020 às 13:00hs

Katayama Alimentos ingressa no mercado de ovos orgânicos caipiras

Tendo em vista que o consumidor brasileiro está cada vez mais encantado com os benefícios dos ovos e o consumo per capita nacional deste alimento cresce aceleradamente, a Katayama Alimentos segue investindo na ampliação de seu portfólio e apresenta ao mercado sua linha de ovos orgânicos caipiras.

As normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estabelecem que ovos orgânicos devem ser produzidos em um sistema de manejo equilibrado, que respeite a sustentabilidade do solo e de todos os recursos naturais envolvidos. As aves devem se alimentar somente de ingredientes naturais cultivados sem agrotóxicos, fertilizantes e transgênicos. Além disso, devem ter espaço para se movimentar livremente. Para receber a certificação de produção orgânica, as aves também não podem ser medicadas com antibióticos ou remédios que estimulem o crescimento do animal.

Na Katayama Alimentos, desde 2013, a produção em grande escala de todo seu portfólio de ovos é totalmente livre de antibióticos e conta com o Certificado “Ovos Livres de Antibióticos” pela Certificadora WQS – A QIMA Group Company desde 2019. No regime de produção dos ovos orgânicos caipiras que levam a marca Katayama Alimentos, as aves poedeiras:

• Vivem em ambiente agradável, com livre acesso às áreas externas, podendo ciscar à vontade e expressar todos os seus comportamentos naturais;

• Recebem apenas alimentação vegetal com ingredientes orgânicos e naturais, a fim de propiciar uma dieta saudável e equilibrada;

• São tratadas com homeopatia, visando fortalecer a saúde dos animais e evitar a transmissão de resíduos químicos para os ovos;

• Possuem galpões cobertos e climatizados para se recolherem à noite e quando quiserem durante o dia;

• Têm acesso livre à alimentação e água fresca, e liberdade para botar seus ovos em ninhos.

Projeções de mercado

O grande diferencial dos ovos orgânicos caipiras refere-se à alimentação das aves e eles contam basicamente com a mesma excelente composição nutricional dos ovos tradicionais. 

O conceito orgânico ainda não é muito representativo no mercado total de ovos, mas tem conquistado muitos adeptos e crescido progressivamente. Atualmente corresponde a uma fatia em torno de 0,5% do mercado, mas com potencial para chegar a 2%. Para se ter noção deste potencial, nos EUA quase 5% da produção nacional de ovos é orgânica.

“A ideia é iniciarmos com uma oferta pequena e gradativamente ganhar espaço nas gôndolas dos clientes atuais e futuros”, afirma Gilson Tadashi Katayama, Diretor Comercial do Grupo Katayama. “Para a primeira fase do projeto, projetamos uma produção de cerca de 30 milhões de ovos orgânicos caipiras por ano”, destaca Gilson.

Os consumidores terão à sua disposição os ovos orgânicos caipiras da Katayama Alimentos, tipo grande vermelho - Categoria A, da Linha Naturais, a partir de 18 de setembro, nas principais empresas do varejo. Cada ovo leva a inscrição “Orgânico” e “data de validade” na casca. Será mantido o padrão das demais embalagens (recicláveis e biodegradáveis) e os produtos serão vendidos em estojos com 10 ovos em caixas com 24 estojos.

Os ovos orgânicos caipiras da marca Katayama Alimentos possuem o Selo Oficial Orgânico Brasil, atestado pelo IBD - Associação de Certificação Instituto Biodinâmico, e o Selo Certified Humane Brasil – Bem-Estar Animal, que garante que o alimento é oriundo de produtores que atendem exigências rigorosas de bem-estar animal.

Fonte: Katayama Alimentos

◄ Leia outras notícias