Publicado em: 28/05/2012 às 09:20hs
O Ministério da Agricultura promove, de 25 a 31 de maio, em quase todos os estados do país, uma campanha nacional que esclarece a população sobre os benefícios ambientais e nutricionais dos alimentos orgânicos. Na região Sul do Estado do RS a produção estimada de alimentos orgânicos é de 1.500 toneladas para 2012. Cerca de 30% do que é produzido é destinado à alimentação escolar.
Com a proposta de estimular a produção e o consumo de alimentos orgânicos, principalmente na fase escolar, a Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), em parceria com outras instituições, vai promover a VIII Semana do Alimento Orgânico, entre os dias 26 de maio e 2 de junho, em Pelotas e São Lourenço do Sul.
Ao promover o workshop “Alimentação para vida começa na escola”, a Embrapa vai receber duas escolas da zona rural de Pelotas para debater temas relativos à implementação de produtos orgânicos na alimentação escolar. Segundo o pesquisador Carlos Alberto Medeiros “os alimentos orgânicos, ou seja, livres de agrotóxicos são benéficos à saúde do ser humano e, ainda mais, quando consumidos por crianças em idade escolar e em fase de crescimento”.
Dentro das atividades propostas pela semana, está o lançamento da campanha de embalagens de vidro retornáveis, apresentação de documentários, realização da 1º Mateada Ecológica - com distribuição de erva mate ecológica, feiras livres e uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Pelotas. Os interessados em acompanhar a programação completa podem acessar o site www.cpact.embrapa.br
O evento é uma produção conjunta entre a Embrapa Clima Temperado, Associação Regional de Produtores Agroecológicos da Região Sul (Arpasul), SulEcológica-Cooperativa de Agricultores Familiares Ltda., Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), Grupo de Agroecologia (GAE) da UFPel e Gabinete do Vereador Beto da Z-3. Conta também com o apoio da Ecobio Produto Orgânico e da Comissão Estadual de Produção Orgânica do RS (CPOrg-RS)
Características dos orgânicos
Os alimentos orgânicos são considerados mais saborosos e saudáveis do que os inorgânicos, pois são produzidos sem o uso de agrotóxicos. Além disso, a produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação.
Fonte: Embrapa Clima Temperado
◄ Leia outras notícias