Orgânico

Desafios na produção orgânica brasileira: Carência de dados oficiais compromete setor

Apesar do Crescimento, Falta de Informações Precisas sobre Produção Orgânica Preocupa Agricultores e Entidades


Publicado em: 31/01/2024 às 19:40hs

Desafios na produção orgânica brasileira: Carência de dados oficiais compromete setor

A produção orgânica no Brasil enfrenta um desafio significativo devido à falta de dados oficiais, mesmo em uma era em que tecnologias como Inteligência Artificial e startups dedicadas à coleta de informações estão presentes. Enquanto países como Estados Unidos e Argentina contam com bancos de dados acessíveis ao público, a diretora técnica da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Sylvia Wachsner, destaca a falta de precisão sobre números, culturas e regiões exportadoras no contexto brasileiro.

Wachsner ressalta os esforços da SNA ao longo dos anos, cobrando do Ministério de Agricultura (MAPA) a atualização das informações sobre o setor orgânico. Apesar de algumas reuniões por meio da Câmara de Orgânicos MAPA, a falta de avanço na disponibilidade de dados persiste.

A coordenadora do CI Orgânicos destaca que o Brasil exporta diversos produtos orgânicos para os Estados Unidos, originários de diferentes estados do país. No entanto, ela ressalta a dependência das informações do Ministério de Agricultura dos EUA para conhecer as empresas brasileiras exportadoras, considerando a base de dados norte-americana mais detalhada.

A falta de dados gerais sobre a atividade orgânica no Brasil afeta os produtores, que participam de feiras buscando conhecimento e oportunidades de negócios. Além disso, a ausência de informações dificulta o monitoramento e avaliação dos resultados dos investimentos do governo federal no apoio à participação desses agricultores familiares. A diretora técnica da SNA enfatiza a necessidade de medidas por parte do governo para resolver essa questão.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias