Publicado em: 13/02/2012 às 13:50hs
São produtos de nove empreendimentos da agricultura familiar que participam, entre 15 e 18 de fevereiro, da maior feira de orgânicos do mundo, com mais de 2,6 mil expositores, distribuídos em nove pavilhões, e que recebem 45 mil visitantes de 130 países.
Os participantes brasileiros integram o espaço coletivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), em uma área com 112 metros quadrados. No estande Projeto Organics Brazil/IPD/MDA, haverá exposição de produtos orgânicos das diversas regiões do Brasil, entre amostras de café, cacau, açúcar mascavo, sucos, derivados do umbu e derivados de fruto do palmito juçara, além de frutas e cachaça. Os visitantes também poderão degustar doces e geleias de umbu e bebidas - café, cachaças e sucos.
"Pela nona vez (desde 2003), estamos levando para a Biofach empreendimentos que vão fechar negócios. As palavras Brasil, agricultura familiar e orgânicos passam a estar cada vez mais associadas e com uma oferta de produtos diferenciados, que leva sociobiodiversidade, produtos regionais, produtos típicos do nosso país. É uma conquista de espaço no mercado internacional, e essa presença continuada mostra que existe capacidade de oferta e que há empreendimentos da agricultura familiar capazes de ocupar esses espaços e essas oportunidades lá fora", avalia o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Arnoldo de Campos.
Para a agricultura familiar, essa participação no evento representa mais mercado, mais renda e mais valor para a produção, segundo Campos: "O mercado de orgânicos e de produtos sustentáveis cresce, e nós queremos capturar esse crescimento para a agricultura familiar. Os empreendimentos que são apoiados pelo MDA, por meio do projeto do IPD, estão com oportunidade de gerar negócios onde muitas vezes não imaginavam que poderiam chegar".
Os empreendimentos selecionados a partir de Chamada Pública são: Associação Brasileira da Agricultura Familiar Orgânica, Agroecológica e Agroextrativista (Abrabio), de São Paulo; Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (Cooperbio) e da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), da Bahia; da Cooperativa de Produtos Orgânicos da Amazônia (Copoam), do Pará; da Cooperativa Agropecuária de Produtos Orgânicos da Terra (Cooper Terra), do Paraná; da Cooperativa dos Agropecuaristas Solidários de Itápolis (Coagrosol), de São Paulo; da Cooperativa Regional das Agroindústrias Familiares Ecológicas do Vale do Rio Uruguai (Cooperafe) e da Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Cai (Ecocitrus), do Rio Grande do Sul, e da Ciano Indústria de Alimentos Ltda (Ciano), do Rio de Janeiro.
Juntas, as oito cooperativas e a associação representam mais de 12,4 mil famílias e produzem mais de 30 produtos. A Abrabio, com 52 associados de 18 estados brasileiros, terá amostras de produtos diversos de seus associados, todos com certificação orgânica.
Qualificação para o mercado
A participação dos empreendimentos da agricultura familiar em feiras internacionais tem sido aperfeiçoada por meio de projetos apoiados pela Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) que visam à qualificação das organizações com o objetivo de prepará-las para a inserção no mercado internacional.
O MDA participa da Biofach Nuremberg desde 2003. Em 2011, dez empreendimentos participaram da feira, com valor de negócios comercializado de US$ 1,7 milhão durante a feira e mais efetivação de US$ 1,9 milhão durante o ano de 2011.
Parceria
O Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD) é uma organização não-governamental que visa identificar e desenvolver iniciativas inovadoras que contribuem para um modelo de desenvolvimento sustentável. Em novembro de 2011, o instituto foi selecionado pelo MDA por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) para realizar projeto de inclusão do agricultor familiar nos mercados nacionais e internacionais e realizar a promoção de produtos orgânicos, agroecológicos e agroextrativistas dos empreendimentos da agricultura familiar do Brasil. A chamada pública que selecionou empreendimentos para a Biofach é parte desse projeto.
Moda sustentável
Este ano, o Programa Talentos do Brasil também participa da Biofach Nuremberg, em espaço reservado para a moda sustentável. O programa levará uma amostra de 150 produtos dos 18 grupos de mulheres organizadas por meio da Cooperativa Central Única das Artesãs (Cooperúnica).
O Talentos do Brasil participa pela primeira vez do espaço Têxtil, onde mostrará os produtos feitos a mão pelas mais de duas mil artesãs das cooperativas que participam do programa, com matérias-primas diferenciadas, que representam a diversidade do bioma e da cultura brasileira - como as fibras de tururi, o babaçu, as sementes da Amazônia, a lã, entre outros.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário
◄ Leia outras notícias