Orgânico

Biofach 2024: quase US$ 17 milhões em negócios para empresas brasileiras na maior feira de orgânicos da Europa

ApexBrasil liderou a participação brasileira no evento pela 7ª vez consecutiva, em parceria com MDA, MAPA e MRE. Liderança feminina e representatividade regional foram destaques na delegação


Publicado em: 21/02/2024 às 14:50hs

Biofach 2024: quase US$ 17 milhões em negócios para empresas brasileiras na maior feira de orgânicos da Europa

Quase US$ 17 milhões em negócios imediatos e contratos futuros: este é o saldo da participação de 21 empresas brasileiras na Biofach, a maior e mais importante feira de produtos orgânicos da Europa e do mundo, realizada entre 13 e 16 de fevereiro em Nuremberg, na Alemanha. Pela 7ª vez consecutiva, a delegação foi liderada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), somando-se a mais de 2500 expositores de 94 países. 

A Biofach é uma importante plataforma de negócios para incrementar as exportações brasileiras de produtos orgânicos para o mercado alemão e para o restante da Europa, contribuindo para consolidar a imagem do Brasil nesse setor. A participação do país no evento contou com a parceria dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (MAPA) e das Relações Exteriores (MRE), por meio do Setor de Promoção Comercial e Investimentos (SECOM) da Embaixada do Brasil na Alemanha. 

Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, a presença na Biofach é uma oportunidade valiosa para promover a sociobiodiversidade do país no comércio exterior. “A demanda mundial por bebidas e alimentos orgânicos está crescendo bastante e as empresas brasileiras têm plenas condições de abastecer esses mercados. Nossa participação na Biofach buscou incrementar o potencial exportador desse segmento, que contribui para fortalecer nossa bioeconomia e para impulsionar o desenvolvimento sustentável do país”, comentou Viana. 

Liderança feminina e regional

Quase metade das empresas que expuseram na 35ª edição da Biofach são lideradas por mulheres, o que se alinha a uma importante diretriz da ApexBrasil: a promoção da equidade de gênero no comércio exterior, fruto de um compromisso assinado pela ApexBrasil em março de 2023. “Queremos reposicionar o Brasil no mundo e destacar o que o país tem de melhor em termos de sustentabilidade ambiental e social. Alcançar a paridade de gênero em nossas iniciativas faz parte desse propósito, inclusive em um segmento tão promissor como a produção de bebidas e alimentos orgânicos”, destacou a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza.   

Uma das lideranças femininas presentes na Biofach foi Fernanda Castro, gerente de exportação da usina Jalles Machado, dedicada à produção de açúcar orgânico. A Europa é o segundo maior destino das exportações da empresa e, para a empresária, estar na Biofach permite encontrar de perto os clientes. “Para nós é muito importante contar com o apoio da ApexBrasil, que, de uma forma muito organizada, organiza o Pavilhão Brasil e também nos dá o suporte necessário para estar presente. E por ser uma vitrine do mercado orgânico, a Biofach também é uma oportunidade de desenvolver novas relações e encontrar potenciais clientes para trabalhar ao longo do ano”, ressaltou a gerente.  

Outro destaque da delegação brasileira no evento foi a representatividade das regiões Norte e Nordeste brasileiras. Oito empresas do Ceará, Maranhão, Pará e Piauí levaram para a feira produtos tipicamente brasileiros, tais como sucos e derivados de frutas como acerola, pitaya e caju, além de açaí, castanhas, mel natural e óleo de coco de babaçu. Essa participação se alinha à outra diretriz de gestão da Agência: ampliar e fortalecer a cultura exportadora daquelas regiões, cujas vendas para o mercado externo ainda são muito baixas se comparadas às de outras partes do país. 

Thays dos Santos, assessora técnica da Cooperativa de Pequenos Produtores Agroextrativistas do Lado do Junco e Lago dos Rodrigues (Coopalj), no Maranhão, também integrou a comitiva brasileira à Biofach, em um estande coletivo montado junto do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Filha de quebradeira de coco babaçu, ela trabalha junto a mais de outras 1300 mulheres na produção do óleo de babaçu orgânico refinado. “Esse trabalho incrível que a Coopalj vem fazendo, há mais de 30 anos, com mais de mil mulheres extrativistas, gera renda para muitas famílias. A gente veio apresentar nosso produto e buscar novos mercados”, pontuou Thais.   

Comércio de orgânicos

O mercado mundial para bebidas e alimentos orgânicos tem crescido de forma contínua. Pesquisa do Instituto Organis aponta que, entre 2021 e 2023, houve um crescimento de 16% no consumo de orgânicos. Estima-se que o mercado mundial para esse tipo de alimentos tenha chegado a US$ 150 bilhões em 2023, liderado por Estados Unidos, França e Alemanha. O mercado brasileiro de orgânicos, por sua vez, corresponde a apenas R$7 bilhões, o que torna a Biofach uma excelente oportunidade para que as empresas brasileiras do setor possam adentrar mercados estratégicos e exibir ao mundo a qualidade de seus produtos.

No mercado alemão, em especial, há espaço para a entrada desses produtos e para a diversificação como um todo da pauta exportadora brasileira, hoje centrada em commodities. Lideram essa lista café não torrado; farelos de soja e outros alimentos para animais; minérios de cobre; e motores de pistão e suas partes. O Brasil é hoje o 31º maior fornecedor da Alemanha, sendo origem de apenas 0,6% dos produtos comprados pelo país europeu. Já a Alemanha é o 4º maior fornecedor do Brasil, com 5,2% de participação no mercado brasileiro.   

A Biofach

A ApexBrasil participa da Biofach desde 2016. Na última edição, realizada entre 14 e 17 de fevereiro de 2023, foram gerados quase US$ 19 milhões em negócios, entre vendas imediatas e esperadas para os 12 meses seguintes à feira. Na ocasião, a delegação brasileira no evento contou com 25 empresas, sendo 16 delas no pavilhão da ApexBrasil e nove no espaço do MAPA. Naquele ano, o evento recebeu cerca de 36 mil visitantes, de 137 diferentes países.

Fonte: ApexBrasil

◄ Leia outras notícias