Orgânico

Alimentos orgânicos são distribuídos em instituições de Florianópolis

Projeto filantrópico pretende integrar comunidade e funcionários do Ministério da Agricultura


Publicado em: 29/06/2012 às 13:00hs

Alimentos orgânicos são distribuídos em instituições de Florianópolis

No início desta semana, foi realizada a primeira colheita de verduras orgânicas e doadas às entidades carentes em Florianópolis. As verduras foram entregues para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e para o Lar dos Velhinhos de Zulma, localizados em São José. Em uma iniciativa inédita, a Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Santa Catarina (SFA/SC) mantém uma horta orgânica nas dependências de sua sede na capital catarinense.

Todos os alimentos foram colhidos da horta pelo seu Antônio Garcia de Jesus, 63 anos. Seu Antônio garante que todas as verduras são produzidas sem agrotóxicos e tudo é feito com muito amor. “Tem que cada um fazer o que gosta. Eu gosto de mexer com a lavoura, pois aqui é como se estivesse no meu sítio”.

O projeto, que teve início em março deste ano com a aterragem e capinagem do local, faz parte do Programa Sócio Ambiental, que coleta os resíduos orgânicos para adubagem e conta com o apoio do Prove/RH, que traz a motivação aos servidores. De acordo com engenheiro agrônomo Jacir Massi, superintendente substituto da SFA/SC, o programa prevê ainda a integração com a comunidade e principalmente com as escolas do entorno que podem utilizar a horta orgânica como fonte de aprendizado.

A SFA/SC contribui para o projeto da horta orgânica, cedendo o espaço, apoiando o projeto e envolvendo os servidores. Os produtos não são vendidos e sim doados. “Os funcionários têm acesso aos produtos e quem tiver interesse, pode levar para casa”, afirma Massi.

Além dos pés de alface e rabanete, a horta produz cenoura, repolho, nabo, beterraba, tomate, salsa, cebola, chuchu, radiche (almeirão), boldo, erva cidreira e hortelã. “dentre outras coisas”, que seu Antônio garante que ainda vai plantar, em aproximadamente, meio hectare de área.

Programa de Responsabilidade Socioambiental - Este programa busca a adesão da superintendência a agenda A3P, que tem por objetivo ações de coleta seletiva solitária de resíduos. Tem a finalidade ainda de promover o relacionamento entre o servidor, o meio em que ele vive e a comunidade no entorno. Os resíduos sólidos são destinados para cooperativas de catadores. Os resíduos orgânicos são coletados em galões especiais encaminhados a uma composteira onde serão transformados em adubo. Além disso, o programa prevê a coleta de óleo de cozinha dos servidores, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes entre outros materiais recicláveis ou não. Na Superintendência são coletados esses resíduos sólidos recicláveis ou não e depois depositados em contêineres para posterior destinação.

Fonte: Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

◄ Leia outras notícias