Meio Ambiente

V Simpósio sobre Restauração Ecológica será em novembro

Nesta edição, os temas abordados serão voltados para as ?políticas públicas para a conservação e biodiversidade?


Publicado em: 07/08/2013 às 08:20hs

V Simpósio sobre Restauração Ecológica será em novembro

O Instituto de Botânica da Secretaria do Meio Ambiente realizará, entre os dias 04 a 08 de novembro de 2013, o V Simpósio de Restauração Ecológica: Políticas públicas para a conservação da biodiversidade, sob a coordenação do Dr. Luiz Mauro Barbosa, Diretor Geral do Instituto de Botânica e CERAD – Coordenação Especial de Restauração de Área Degradada.

O evento é uma ação concreta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, comprometida com as políticas públicas que possam melhorar a qualidade ambiental e, consequentemente a qualidade de vida dos cidadãos, além de produzir informações científicas que subsidiarão ações dos setores florestais relacionados à restauração ecológica e à conservação da biodiversidade.

À luz do novo Código Florestal, da Convenção sobre a Diversidade Biológica e do Protocolo de Nagoya, bem como da necessidade de diversos empreendimentos e exploração da nossa biodiversidade para o desenvolvimento da nação, torna-se imperativa a definição e aplicação constante de políticas públicas, para a conservação da biodiversidade brasileira.

É nesse cenário de grandes desafios a serem enfrentados por governantes, legisladores, pesquisadores e sociedade civil, que se realiza o V Simpósio de Restauração Ecológica: Políticas públicas para a conservação da biodiversidade.

Serão apresentados casos de sucesso na restauração ecológica, envolvendo pesquisa, aspectos econômicos e toda a interdisciplinaridade exigida pela busca de sustentabilidade.

Minicursos

Neste ano, também serão realizados minicursos nos dias 04 e 05 de novembro das 9hs às 17hs. Os minicursos são uma reivindicação do público presente nas edições anteriores e abordarão os seguintes temas: Instrumentos Legais para a Restauração Ecológica; O Solo: Base para a Restauração Ecológica; Restauração Ecológica de Florestas Tropicais: um Desafio Conceitual e Metodológico; Resgate de Plantas em Processos de Supressão de Vegetação; A Importância da Fauna na Restauração Ecológica; Estágios Sucessionais, Fisionomias e Plantas Indicadoras das Principais Formações Florestais do Estado de SP; Medidas de Compensação Exigidas no Licenciamento Ambiental, Relacionadas à Recomposição, ao Enriquecimento e à Preservação da Vegetação Nativa (Mata Atlântica e Cerrado); Produção de Mudas em Viveiros Florestais, Destinadas à Conservação e à Restauração Ecológica; A Crise da Água e a Conservação da Biodiversidade em Reservatórios; Respostas de Plantas às Mudanças Climáticas Globais; e Medição da Biodiversidade em Áreas Restauradas. Além de contar com o envolvimento de todos os órgãos da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo nas palestras e minicursos, o evento deste ano terá também a participação de representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, prefeituras e diversas empresas públicas e privadas. Finalmente, destacando também o caráter acadêmico desse evento, está previsto ainda o envolvimento de pelo menos seis universidades públicas.

Jardim Botânico de São Paulo

O V Simpósio de Restauração Ecológica: Políticas públicas para a conservação da biodiversidade será realizado nas dependências do Jardim Botânico de São Paulo, classificado em 2010 na categoria “A” pelo IBAMA (Resolução CONAMA 339/03).

O Jardim Botânico de São Paulo é uma instituição dedicada à preservação da biodiversidade, tendo como missão a pesquisa cientifica, a educação ambiental e o lazer. Para cumprir essa missão, o JBSP conta com diversos equipamentos, laboratórios e coleções científicas que são utilizados para a educação e conservação “in situ” e “ex situ”.

Neste contexto, o Jardim Botânico de São Paulo é considerado um centro de referência para a restauração ecológica, tendo inclusive subsidiado as principais políticas públicas para o setor. Além disso, promove cursos de capacitação e eventos científicos de grande expressividade envolvendo toda comunidade científica, a exemplo deste que acontecerá em novembro. O simpósio é dirigido para profissionais e estudantes da área. Informações sobre programação e inscrições poderão ser encontradas no site do Instituto de Botânica (www.ibot.sp.gov.br) e no site do evento (www.infobibos.com/rad/).

Programa de Pós Graduação do Instituto de Botânica

Engajado nas questões de conservação da biodiversidade e de restauração ecológica, o Programa de Pós-Graduação do Instituto de Botânica em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente, (Mestrado e Doutorado), reconhecido através da Portaria MEC nº 3949, publicada no D.O.U. de 31/12/2002, é o único do país que abrange desde plantas avasculares até as vasculares, incluindo fungos e cianobactérias.

Afinado com os objetivos de formar e aperfeiçoar profissionais para interpretar as situações de impacto ambiental que afetam a vegetação, o programa insere em suas diversas disciplinas os desafios e avanços científicos e tecnológicos nas áreas de Botânica e Meio Ambiente; e as ferramentas necessárias à restauração ecológica, visando a preservação e a conservação do meio ambiente.

Fonte: Painel Florestal

◄ Leia outras notícias