Meio Ambiente

TNC Ajuda o Brasil a Combater o Desmatamento e Conservar as Florestas

Países em desenvolvimento e desenvolvidos reafirmam seu compromisso com a conservação e sua vontade de trabalhar contra a mudança climática e o desmatamento


Publicado em: 10/12/2012 às 09:00hs

TNC Ajuda o Brasil a Combater o Desmatamento e Conservar as Florestas

Em um evento paralelo realizado na última sexta (7) na COP 18, co-organizado pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil e pela The Nature Conservancy (TNC), intitulado "Florestas e Mudança Climática: Intensificação de ação e colaboração", autoridades e representantes de organizações ambientais destacaram a necessidade para todos os atores da sociedade de trabalhar juntos contra o desmatamento e as mudanças climáticas.

Participaram do evento Bavon N'SA Mputu Elima, Ministro do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Turismo da República Democrática do Congo; Bard Begar Solhjell, Ministro do Meio Ambiente da Noruega; Kuntoro Mangkusubroto, chefe da Força-Tarefa de REDD + na Indonésia; Thomas Heller, Diretor Executivo da Iniciativa de Política Climática (CPI), Greg Fishbein, diretor de Florestas e Clima para The Nature Conservancy (TNC), e a anfitriã, Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente do Brasil.

As apresentações ilustraram os grandes esforços para promover o desenvolvimento e a implementação de ações de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD), bem como a forte colaboração multissetorial e as ações específicas que simultaneamente enfrentam a mudança climática e incentivam o desenvolvimento sustentável. Os palestrantes também ofereceram suas perspectivas para os desafios da promoção de políticas integradas para floresta e mudanças climáticas nas diferentes regiões do mundo.

“Este evento paralelo procura o diálogo sobre formas eficazes em que a política florestal baseada na economia de florestas pode contribuir para enfrentar o desafio da mudança climática ", disse Greg Fishbein. “A Redução das Emissões por Desmantamento e Degradação deve ser considerada como parte da política florestal, que reconhece as florestas como um vetor de desenvolvimento dos países florestais, integrando as políticas públicas em áreas tais como a agricultura, a reforma agrária, biodiversidade e indústria, entre outros.

" A TNC é mais do que um parceiro", disse a ministra Izabella Teixeira, ao se referir à colaboração da organização para o desenvolvimento e adoção do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Através de ações de conservação, juntamente com conhecimento científico e tecnológico, a TNC e outras organizações da sociedade civil estão contribuindo para o processo de registro de cerca de 4,5 milhões de propriedades no CAR. Isto implica a proteção de milhões de hectares de florestas.

Nas palavras da ministro Teixeira "...vamos trabalhar juntos: sociedade civil, o setor privado e o público, na construção deste novo plano, desta nova abordagem para a conservação"

O Ministério do Meio Ambiente anunciou recentemente uma taxa de desmatamento anual de cerca de 4600 quilômetros quadrados, ou seja 27% menor do que em 2011— a mais baixa desde que o monitoramento começou, em 1988. A TNC celebra este marco e se compromete a prosseguir os seus esforços de colaboração com a grande variedade de atores que ajudam a sociedade na protecção da natureza, enquanto fomentam opções de desenvolvimento sustentável para os brasileiros.

Fonte: Lead Comunicação

◄ Leia outras notícias