Meio Ambiente

Saiba como será o Congresso Virtual e a Rio+20

Especialistas do IICA explicam as dinâmicas dos dois eventos às vésperas da realização


Publicado em: 03/04/2012 às 19:00hs

Saiba como será o Congresso Virtual e a Rio+20

De 9 a 30 de abril, internautas de todo mundo poderão interagir com gestores públicos, acadêmicos e especialistas no Congresso Virtual Internacional Reflexões para RIO+20 Economia Verde e Inclusão Socioprodutiva: o papel da agricultura familiar. As inscrições ainda estão abertas para o evento que será realizado de forma online, com três eixos temáticos.

Em vídeo, o Coordenador Executivo do Fórum DRS, Carlos Miranda, faz uma convocatória para o Congresso, fala sobre a dinâmica das discussões e explica como os temas estão distribuídos.  “A convocatória é para que todos possam oferecer uma contribuição à RIO+20; refletir com o intuito de oferecer subsídios para fortalecer a presença do governo brasileiro na RIO+20. Vamos pensar juntos sobre a contribuição que a agricultura familiar pode oferecer para a economia verde e a inclusão socioprodutiva?”, sintetiza. De acordo com Miranda, a intenção é que as pessoas contribuam e se sintam mobilizadas. Veja aqui o vídeo de Carlos Miranda.

RIO+20

A especialista em projetos do IICA, Romélia Souza, apresenta aos usuários o que é a RIO+20, com uma contextualização histórica, análise dos temas a serem debatidos e qual o papel do organismo internacional na Conferência das Nações Unidas, em junho, no Rio de Janeiro.

Sobre a história do evento, Romélia fala no vídeo sobre a primeira Conferência, em 1972, na cidade de Estocolmo, na Suécia, com a participação de 113 países e 400 instituições para tratar de temas principalmente relacionados com a poluição atmosférica e sobre a Eco 92 ou Rio 92, na qual participaram 108 Chefes de Estado e trouxe avanços significativos. “Consagrou-se o conceito do desenvolvimento sustentável, acordou-se os três pilares do desenvolvimento sustentável e avançou-se em documentos, principalmente,  no referente aos elementos para a agenda 21, onde cada país elabora seu plano de preservação ambiental”, enumerou.

A especialista também comenta no vídeo sobre a Conferência de Johanesburgo – conhecida por RIO+10+10 -, que aconteceu 10 anos depois da Rio 92. “Participaram mais de 150 países que tiveram como objetivo principal rever as metas propostas pela Agenda 21, no entanto, o evento tomou outro direcionamento, voltado para debater as questões sociais do desenvolvimento. Como resultado teve as metas de desenvolvimento do milênio”, explicou.

Sobre a RIO+20, Romélia explica quais serão os principais pontos de discussão no evento. “A análise separada de cada dimensão da sustentabilidade (Social, Ecológica e Econômica) e a análise da convergência entre essas dimensões serão um dos principais focos da discussão”, citou.

A especialista do IICA também fala no vídeo sobre os conceitos da economia verde. “É uma novidade. Ainda é muito discutida no cenário acadêmico. Existem setores que criticam a economia ou os conceitos da economia verde, já que, segundo tais setores, esta trata de mitigar somente os efeitos do atual modelo econômico, sem tratar a causa principal: o uso intensivo dos recursos naturais para sociedades cada vez mais consumista”. Romélia explica no vídeo como se implementa e como se atinge uma economia verde em linhas gerais. Veja o vídeo da apresentação de Romélia Souza sobre a RIO+20.

Congresso

O Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário do Brasil (MDA) contam com sua participação no Congresso Virtual Internacional Reflexões para RIO+20 Economia Verde e Inclusão Socioprodutiva: o papel da Agricultura Familiar. Trata-se de um evento preparatório para reunir subsídios técnicos que fortaleçam posições institucionais junto a Conferência Mundial Rio + 20.

Os temas Economia Verde e Inclusão Socioprodutiva são destaques na programação com duas conferencias magnas. Serão também realizados fóruns com foco nos seguintes eixos temáticos: i) Desenvolvimento Rural Sustentável; ii) Recursos Naturais e Soberania Alimentar; iii) Produção e Consumo sustentável. Cada eixo terá rodadas de debates virtuais, com duração de uma semana e contará com a participação de dois palestrantes, dois comentaristas, um animador e um relator. Todas as atividades serão realizadas online.

Os resultados do Congresso serão consolidados em um informe técnico e uma revista especial que conterão a sistematização dos debates temáticos e as principais contribuições para a Rio + 20.

A participação é gratuita e a inscrição pode ser realizada no site: www.congressorio20.org.br onde está disponível o programa do congresso. Mais informações: contato@congressorio20.org.br.

Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

◄ Leia outras notícias