Meio Ambiente

RIO+20: Illycaffè apresenta resultados da pesquisa sobre emissão de gases do efeito estufa

Andrea Illy, CEO da illycaffè, acaba de participar do debate ?Emissão de Carbono ? Projetos Públicos e Privados?. O evento faz parte da programação da Rio+20


Publicado em: 19/06/2012 às 08:30hs

RIO+20: Illycaffè apresenta resultados da pesquisa sobre emissão de gases do efeito estufa

Na ocasião, o executivo apresentou resultados preliminares da pesquisa sobre o cálculo das emissões de gases do efeito estufa na cafeicultura, financiada pela illycaffè, e realizada pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura, da Universidade de São Paulo (CENA/USP), com a coordenação de Carlos Clemente Cerri, professor titular do CENA/USP, que também esteve presente no evento.

Andrea explicou que o estudo analisou as safras de 2009/2010 e 2010/2011 e averiguou que a maior parte das emissões de gases do efeito estufa (GEE) da produção de café é proveniente da aplicação de fertilizantes sintéticos (nitrogenados). Outras fontes geradoras de GEE são: queima de combustíveis em operações agrícolas e transporte, além da aplicação de calcário para corrigir a acidez do solo.

No evento, Andrea também falou sobre o acordo voluntário assinado entre a illycaffè e o Ministério Italiano do Meio Ambiente e da Proteção da Terra e do Mar, que tem como objetivo rever, cortar e neutralizar o impacto da indústria do café no meio ambiente.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias