Publicado em: 15/05/2012 às 09:00hs
Mais de 30 mil exemplares do levantamento Diretrizes para uma Economia Verde no Brasil serão distribuídos na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e também serão entregues a entidades governamentais, universidades, centros de pesquisa, escolas, ONGs e empresas.
Encontros pós-evento - Segundo Izabella, a coletânea, que será entregue à presidente Dilma Rousseff, traz avaliações sobre o cenário brasileiro importantes não só para as discussões a serem levantadas na Rio+20, mas também para futuros encontros, pós-evento. “O protagonismo brasileiro precisa ser afirmado. E, para isso, precisamos ser ambiciosos, pragmáticos e ter a ousadia de inovar agora para ter um futuro melhor”, afirmou a ministra ao Valor. “O estudo mostra que o país tem vantagens competitivas para inovar.”
Principais tópicos - Destacam-se entre os principais tópicos levantados nos 12 cadernos do estudo os cenários para a oferta e a demanda de energia no Brasil, nas próximas décadas, opções tecnológicas na geração de energia, sustentabilidade no setor logístico brasileiro e a gestão privada do uso da água. Entre os especialistas que assinam o material estão Roberto Schaeffer e Ronaldo Balassiano, professores da Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, do Rio, José Goldembreg, professor do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA), e Hilton Silveira Pinto, professor da Unicamp.
Representantes - A ministra negou que, durante a Rio+20, as nações emergentes vão dominar as discussões. “Estamos procurando temas que universalizem e não segmentem a agenda entre países desenvolvidos e em desenvolvimento”, afirmou Izabella. Segundo ela, as ausências de importantes chefes de estado, como a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro britânico David Cameron, não irão prejudicar a conferência. “Posso assegurar que os países emergentes e desenvolvidos vão comparecer em peso”, disse ela. A ministra ressaltou que os mandatários ausentes vão enviar representantes à Rio+20.
Presença - Dos 193 países membros da ONU, até a semana passada, 183 já haviam confirmado presença, bem como mais de 100 chefes de estado.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Ocepar/Sescoop-PR
◄ Leia outras notícias