Meio Ambiente

Projeto Biomas terá estande com túnel virtual na Rio+20

Com 300 m², túnel multisensorial mostrará aos visitantes o que é uma fazenda degradada e as tecnologias utilizadas para a sua recuperação


Publicado em: 08/06/2012 às 11:00hs

Projeto Biomas terá estande com túnel virtual na Rio+20

Os seis biomas brasileiros estarão representados na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Um túnel multisensorial com o conjunto de ecossistemas será uma das atrações do espaço AgroBrasil, liderado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), no Pier Mauá, um dos locais oficiais da Conferência. A ideia é convidar o visitante a conhecer as características de cada bioma, ao mesmo tempo em que seus conhecimentos são testados, de forma lúdica, ao final de cada fase do percurso.

Desenvolvido pela CNA em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Projeto Biomas tem o objetivo de viabilizar soluções técnico-científicas para a proteção e o uso sustentável de paisagens rurais nos diferentes biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Integra o projeto a implementação de uma rede nacional de pesquisa, com ênfase no uso da árvore nas propriedades rurais, com o objetivo de diversificar os sistemas produtivos, com ganhos econômicos e ambientais.

Com 300m², o túnel autoexplicativo começa com uma propriedade rural degradada que recebe a visita dos técnicos e pesquisadores do Projeto Biomas para transformar a fazenda em uma propriedade sustentável. “Vamos explicar à sociedade a importância de tirar uma fazenda de um solo fraco e maltratado e a melhora de tudo isso por meio da tecnologia e boas práticas”, afirma a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu.

Durante cada fase no interior do túnel, o visitante encontrará surpresas, como uma tela que simula um auditório, onde ele é convidado para uma palestra virtual. Uma pessoa com um tablet (computador no formato de prancheta) na mão aparecerá na tela com algumas perguntas e o visitante terá que resolvê-las. Outra parte interativa são os jogos eletrônicos. Monitores com jogo de memória e quebra-cabeça, entre outros, irão testar o conhecimento que o visitante adquiriu após o percurso. Na saída do túnel, o resultado que se espera do Projeto Biomas: uma propriedade rural recuperada em um ambiente equilibrado com os sons da natureza.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

◄ Leia outras notícias