Meio Ambiente

Projeto avaliará impactos socioeconômicos e ambientais de quatro cadeias frutícolas no Rio

A Embrapa Agroindústria de Alimentos acaba de aprovar pela Faperj um projeto que será responsável pelo estudo social, econômico e ambiental de quatro cadeias frutícolas do Rio de Janeiro


Publicado em: 27/09/2012 às 16:50hs

Projeto avaliará impactos socioeconômicos e ambientais de quatro cadeias frutícolas no Rio

Estarão em foco o morango, o fruto da palmeira juçara, o maracujá e o coco-verde. Os estudos terão como objetivos identificar os pontos positivos e negativos dos investimentos recebidos pelas cadeias produtivas, caracterizando socioeconomicamente e ambientalmente seus aspectos.

A intenção é detalhar quais os principais problemas enfrentados pelos produtores; especificar cada sistema de produção; distinguir os atores sociais envolvidos na cadeia produtiva, como os responsáveis pelo processamento, transporte e consumo final; e fazer análises para identificar possíveis soluções frente às dificuldades encontradas. 

A partir dessas investigações, novas áreas de pesquisas e parcerias poderão começar a ser exploradas para solucionar os problemas. O pesquisador Daniel Trento, líder do projeto, já adiantou como é difícil para o produtor rural comercializar sua produção em regiões que exigem alto investimento em infraestrutura e qualidade. “Então, a melhor maneira seria criar alternativas à produção onde o manejo e a manipulação seriam priorizados para diminuir os custos, minimizar os impactos ambientais e garantir a qualidade dos frutos”.

Em seu plano final, o projeto vai se concentrar no levantamento de dados logísticos e financeiros nas regiões onde estão sendo produzidos os frutos. Além de contribuir para o desenvolvimento territorial do estado do Rio de Janeiro, as análises poderão servir de modelo para outras cadeias da fruticultura.

Fonte: Embrapa Agroindústria de Alimentos

◄ Leia outras notícias