Meio Ambiente

Pesquisadores visitam mais uma propriedade no Pará

Os pesquisadores do Projeto Biomas, uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Embrapa, visitaram mais uma propriedade no município de Marabá, cidade escolhida como sede do projeto na Amazônia


Publicado em: 06/07/2012 às 16:30hs

Pesquisadores visitam mais uma propriedade no Pará

O bioma ocupa aproximadamente 50% do território brasileiro, segundo o mapa de biomas do Brasil, feito pelo IBGE, e se caracteriza pelo predomínio de formações florestais em que se destaca a presença de árvores de grande porte como o mogno e a castanheira do Pará.

A fazenda Mangueiras está a 30 quilômetros do centro da cidade, e, assim como as outras propriedades visitadas, atua com a pecuária extensiva. “Esta propriedade apresenta um relevo mais diversificado e tem uma ampla representatividade quanto às características de textura do solo”, explica o coordenador do projeto Biomas, Gustavo Curcio. Ainda segundo ele, uma das vantagens é a proximidade da fazenda com o município de Marabá, o que vai facilitar o trabalho dos pesquisadores quando o trabalho começar.

“Estamos tendo a oportunidade de visitar situações bem diferentes. Agora, vamos avaliar todas as propriedades, suas peculiaridades, pois temos que analisar as vantagens e desvantagens de cada uma, sem nos precipitarmos”, explica o pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Alexandre Mehl Lunz.

Os pesquisadores do projeto Biomas também se reuniram com integrantes do Sindicato dos Produtores Rurais e FAEPA, Federação de Agricultura e Pecuária do Pará. “Apresentamos o projeto formalmente e eles gostaram muito e se colocaram à disposição para ajudar, seja necessário”, finaliza o analista da Embrapa Amazônia Oriental, Fabrício Ferreira.

Fonte: Assessoria de Comunicação Digital da CNA

◄ Leia outras notícias