Publicado em: 23/02/2012 às 12:30hs
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou nesta quarta-feira (22) que o Brasil será a sede das celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, na sigla em inglês), comemorado anualmente no dia 5 de junho.
Em nota, o PNUMA ressaltou avanços do Brasil em áreas como os biocombustíveis e a redução do desmatamento, contribuindo para a redução da emissão de gases do efeito estufa. “Em anos recentes, o Brasil deu grandes passos para resolver problemas como o desmatamento da Amazônia por meio do monitoramento da região”, disse o órgão da ONU.
Segundo o relatório do PNUMA chamado Economia Verde: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza, o Brasil tem tido uma posição de destaque na construção de uma economia que inclui a reciclagem, a energia renovável e a geração de empregos verdes. Além de destacar a indústria da reciclagem, o relatório também ressalta a liderança brasileira na “produção sustentável de etanol como combustível de veículos”.
A expectativa do PNUMA é que esses exemplos reflitam na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que ocorre no Rio de Janeiro três semanas após o Dia Mundial do Meio Ambiente.
O Brasil foi sede do WED de 1992, quando o País sediou a Rio92. “Ao celebrar o WED no Brasil em 2012, estamos voltando às raízes do desenvolvimento sustentável contemporâneo para criar um novo caminho que reflita as realidades, mas também as oportunidades do novo século”, disse em nota o diretor executivo do PNUMA e subsecretário geral da ONU, Achim Steiner.
“A história do Brasil, com a complexidade de sua economia diversa e dinâmica, a sua riqueza de recursos naturais e seu atual papel nas relações internacionais, oferece uma perspectiva única por meio da qual um resultado amplo e transformador se tornará possível na Rio+20”, adicionou Achim Steiner. “O forte comprometimento do Brasil com a equidade social e seu papel de destaque entre economias desenvolvidas e em desenvolvimento, pode guiar e moldar debates.”
A ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, está na sede do PNUMA em Nairóbi, no Quênia, e afirmou que a realização do WED no Brasil será uma “grande oportunidade para apresentar os aspectos ambientais do desenvolvimento sustentável” antes da Rio+20.
O tema do WED deste ano é “Economia Verde: Ela te inclui?” e busca fazer com que as pessoas avaliem os caminhos do desenvolvimento sustentável no seu dia a dia.
Fonte: SouAgro
◄ Leia outras notícias