Publicado em: 27/06/2012 às 07:55hs
O México fortalecerá sua capacidade para conservar a diversidade biológica do país, que permite melhorar os cultivos e proteger os agroecossistemas. A criação do Centro Nacional de Recursos Genéticos do México e a próxima formação de cientistas na propagação in vitro e criopreservação são exemplos disso.
A capacitação dos cientistas conta com o aporte técnico do Programa Cooperativo de Pesquisa e Tecnologia Agrícola para a Região Norte (PROCINORTE, que tem sua secretaria técnica no Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, IICA), em resposta a uma preocupação do diretor do Centro, Fernando De La Torre.
De la Torre destacou que o Centro – criado este ano pelo Instituto Nacional de Pesquisas Florestais, Agrícolas e Pecuárias, para preservar o germoplasma de plantas, animais e microorganismos — está bem equipado para aplicar as técnicas de criopreservação e propagação in vitro, por isso se faz necessário fortalecer ainda mais o conhecimento e as capacidades dos técnicos nestas áreas.
“Um dos objetivos do Centro é o armazenamento a longo prazo das espécies de plantas chamadas recalcitrantes, cujas sementes sobrevivem por curto período de tempo armazenados a baixa temperatura e umidade, daí a importância de treinar o nosso pessoal nestas técnicas ", disse Fernando.
Workshop
De 27 a 29 de junho acontecerá, em Jalisco, México, o I Simpósio Internacional de Conservação InVitro e Criopreservação de Espécies Vegetais, organizado com o apoio da Força Tarefa de Recursos Genéticos (NORGEN) e a participação de especialistas do Serviço de Pesquisa Agrícola dos Estados Unidos (ARS) e do Ministério de Agricultura e Agroalimentação do Canadá (AAFC).
A criopreservação é cada vez mais usada em bancos de genes em todo o mundo, mas no México é utilizado em atividades de pequena escala em laboratórios. Com a formação de cientistas nesse método avançado garante que os serviços do Centro sejam de primeira classe.
O workshop contará com a participação de especialistas do Chile e da Argentina, apontarão os avanços de seus países na análise fisiológica e propagação in vitro de espécies florestais, forrageiras de clima temperado, batatas e girassóis, todas as culturas de interesse para os pesquisadores mexicanos.
"A atividade é totalmente consistente com a visão do IICA de reforçar os laços entre a geração de tecnologia e conhecimento, mas também irá ajudar a formar alianças entre NORGEN e outras redes", disse Priscilla Henriquez, Secretária Executiva do PROCINORTE.
O PROCINORTE também trabalha nas áreas de saúde animal e vegetal, frutas tropicais e subtropicais. Seu objetivo é difundir conhecimentos e melhores práticas, e da criação parcerias de pesquisa entre os três países da Região Norte e de outras redes na América Latina e no Caribe.
Mais informações: phenriquez@iicawash.org
Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura
◄ Leia outras notícias