Meio Ambiente

Movimento Colmeia Viva inicia difusão de resultados das metas assumidas no Compromisso 2020

Eventos agendados para os dias 20 e 27 focam nas entregas do movimento da indústria de defensivos agrícolas, e terão participação de agricultores, apicultores, acadêmicos e pesquisadores da área


Publicado em: 13/10/2020 às 08:20hs

Movimento Colmeia Viva inicia difusão de resultados das metas assumidas no Compromisso 2020

O Movimento Colmeia Viva se prepara para lançar no mês de novembro próximo a publicação Inovação da Indústria de Defensivos Agrícolas para uma relação mais produtiva entre agricultura e apicultura. O material condensa resultados e benefícios transferidos pela iniciativa no ciclo 2017-20. Parte desse conteúdo será antecipado em dois eventos, abertos ao público, transmitidos no YouTube nos dias 20 e 27 deste mês, às 17h00.

No primeiro encontro, a analista de uso correto e seguro do Colmeia Viva, engenheira agrônoma Rhaissa Michievicy, interage com os professores Osmar Malaspina (Unesp) e Roberta Nocelli (UFSCar). Recebe ainda o apicultor Daniel Rodrigues, do interior paulista e a engenheira sênior especialista em meio ambiente Rafaela Tiemi Shiota, atuante na empresa Tereos Açúcar & Energia Brasil, companhia sucroenergética do grupo francês Tereos.

Rhaissa Michievicy é responsável pelo Colmeia Viva Assistência Técnica. Trata-se de um serviço gratuito que funciona nos modos online e presencial, para incentivar o diálogo entre agricultores e apicultores, realizar treinamentos e mitigar incidentes com abelhas na fronteira agrícola. O produtor de mel Daniel Rodrigues foi um entre os diversos apicultores atendidos pelo movimento, enquanto a engenheira Rafaela Shiota trabalhou conjuntamente ao Colmeia Viva para aproximar agricultores de apicultores do entorno de usinas.

Já os professores Osmar Malaspina e Roberta Nocelli participaram do MAP – Mapeamento de Abelhas Participativo, uma iniciativa de pesquisa que teve por objetivo detectar as principais causas de mortes de abelhas no Estado de SP. Este trabalho, logo depois, deu origem ao Plano Nacional de Boas Práticas Colmeia Viva executado no ciclo 2017-20.

O segundo evento, no dia 27 de outubro, coordenado pelo médico veterinário Daniel Espanholeto, especialista em uso correto e seguro do Colmeia Viva, contará com os pesquisadores Heber Luiz Pereira e Fernando Kassis Carvalho, da HP Consultoria e Consultoria AgroEfetiva, respectivamente. Espanholeto recebe também o apicultor Célio Roberto Althaus Iurkevicv e o executivo Marcos Tavares, da Itaueira Agropecuária. O tema será Técnicas Amigáveis na Relação Agricultura e Apicultura.

Os pesquisadores Heber Pereira e Fernando Carvalho coordenaram os estudos da iniciativa Abelhas em Campo, com ênfase no manejo de cultivos dependentes, não dependentes e beneficiados pela polinização. O apicultor Célio Iurkevicv produz mel nos três Estados do Sul do País e tornou seu pasto apícola referenciado após interagir com o Colmeia Viva. O executivo Marcos Tavares apresentará a experiência da empresa Itaueira Agropecuária, com várias unidades no Brasil, especialmente no Nordeste. A Itaueira promove a gestão eficaz entre agricultura e abelhas. Um player da produção de melão, melancia e outros cultivos, a Itaueira não apenas elevou sua produtividade agrícola como entrou no mercado internacional de mel após realizar trabalho com o Colmeia Viva.

Interessados em participar dos eventos devem se inscrever no link.

Fonte: Movimento Colmeia Viva

◄ Leia outras notícias