Meio Ambiente

inpEV assina compromisso setorial de resíduos sólidos

Termo celebrado com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Paraná reafirma liderança do trabalho realizado pelo Sistema Campo Limpo


Publicado em: 11/12/2012 às 17:20hs

inpEV assina compromisso setorial de resíduos sólidos

O inpEV, instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas para a destinação das embalagens vazias de seus produtos, assumiu um compromisso com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Paraná para fortalecer o programa de responsabilidade pós-consumo de embalagens vazias de agrotóxicos, que conta com o apoio do Governo do Estado desde o início de suas atividades.

O evento aconteceu na segunda-feira, 10 de dezembro, na sede Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e contou com a presença do Senhor Beto Richa, Governador do estado, o Senhor Jonel Iurk, Secretário do Meio Ambiente do Paraná e João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV. Na ocasião, também assinaram os termos de compromissos de resíduos sólidos os setores de cosméticos, higiene pessoal, pneus, telefonia, lubrificantes, filtros de cigarros, embalagens de bebidas, entre outros.

O termo tem como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Política Estadual de Resíduos Sólidos e a Resolução SMA nº 38 de 02 de agosto de 2011. A celebração reafirma o comprometimento do setor com o Governo do Estado quanto ao contínuo desenvolvimento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), implantado há mais de 10 anos em cumprimento à Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002, que aplica a responsabilidade compartilhada entre agricultores, fabricantes, canais de distribuição e poder público para a gestão pós-consumo das embalagens vazias.

Como destaque do documento, o inpEV se compromete a compartilhar com a Secretaria de Meio Ambiente informações atualizadas sobre os volumes de embalagens vazias destinados, relação das empresas fabricantes, registrantes e comerciantes participantes do programa, das empresas parceiras para a destinação das embalagens e das unidades de recebimento.

Pioneiro na criação, articulação e prática da logística reversa, o Sistema Campo Limpo, que é referência em gestão de resíduos dentro e fora do país, já encaminhou de forma ambientalmente correta no Paraná, de 2002 a novembro de 2012, 4.314 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas, que foram devolvidas por produtores rurais paranaenses em 69 unidades de recebimento.  Em todo país, mais de 237 mil toneladas de embalagens foram destinadas desde o início das operações deste programa em 2002.

Em fevereiro deste ano, o inpEV assinou um termo de compromisso  com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo em parceria com a Andav, associação representativa do comércio de agrotóxicos. Entre as responsabilidades, assim como no Paraná, o documento destacou o interesse das partes em alavancar programas educativos e mecanismos de controle e estímulo a devolução das embalagens vazias por parte dos usuários do estado paulista.

Fonte: LVBA Comunicação

◄ Leia outras notícias