Publicado em: 21/03/2013 às 10:50hs
A hipótese de que grandes rebanhos, por exemplo, de gado e ovelhas, são a melhor forma de reverter a desertificação das pastagens é do biólogo Allan Savory e foi apresentada recentemente no TED , o evento sobre tecnologia, arte e design para o qual os mais proeminentes cientistas, empresários, educadores, visionários olham quando querem se inspirar.
Desertificação é o processo de degradação de terras produtivas, normalmente causada pela atividade humana. Ele engloba a erosão do solo e perda de fauna e flora, com eventual extinção e invasão de espécies exóticas. A terra perde sua fertilidade e nada mais cresce, seja vegetação natural ou plantações agrícolas.
Em sua palestra, Savory basicamente afirma que o movimento de grandes rebanhos através uma região protege o ambiente e evita o processo de desertificação.
Ao atravessarem uma área, eles deixariam uma camada protetora de estrume, solo e poeira. Esta mistura seria a base para que o solo pudesse crescer novamente no ano seguinte. A técnica de fazer milhares de animais se moverem em bandos por terras degradadas de forma a mimetizar os grandes rebanhos de antigamente –que literalmente estavam se movendo em busca de comida e para escapar de predadores — foi batizada por Savory de “Holistic Management” (Manejo Holístico em tradução livre).
Mas durante décadas ele próprio pensou o contrário e foi responsável pela morte de 40 mil elefantes em parques nacionais da África. Afinal, a cartilha dos biólogos rezava que os grandes causavam a desertificação e não o contrário. “Foi a mais triste e maior tolice da minha vida. Irei carregá-la para o túmulo”, relembrou ele durante a palestra.
O manejo holístico ajuda ainda, segundo Savory, o clima ao evitar que seja usado fogo na tentativa de restaurar o solo, uma técnica que esgota a terra pois tira dela suas camadas básicas, além de jogar toneladas de carbono na atmosfera. Nas contas de Savory queima-se na África atualmente um bilhão de hectares ao ano e apenas um hectare sozinho joga sozinho na atmosfera mais poluentes que seis mil automóveis. Obviamente o manejo holístico também captura carbono ao reverter a desertificação.
Na página do Instituto Savory há diversos estudos de casos de reversão de desertificação na África, Austrália e América do Norte.
Se a hipótese de Savory vingará e salvará os solos do mundo ou não é uma questão que precisa ainda ser avaliada. Agora que é uma ideia muito, muito, interessante, isto é.
Fonte: Portal iG
◄ Leia outras notícias