Publicado em: 01/03/2012 às 08:40hs
Os resíduos decorrentes da produção são um problema em qualquer atividade econômica – o que não é diferente com a agropecuária. É a partir dessa premissa que o 3º Seminário de Gestão Ambiental na Agropecuária, que acontece nos dias 25 e 26 de abril, em Bento Gonçalves, integrando a edição 2012 da Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (Fiema Brasil), apresenta sua programação (confira anexo).
Em dois dias (na tarde de 25 de abril e na manhã e tarde do dia 26), o evento reunirá, como palestrantes, personalidades que se colocam entre as principais autoridades no assunto no país, com o objetivo de traçar um detalhado quadro da gestão de resíduos (da situação e de alternativas para qualificá-la, além de cases de sucesso) no Brasil. Também será apresentada, por convidados internacionais, a gestão em outros países.
“O evento, enfim, propõe-se a ‘lançar uma luz’ sobre um problema que é comum a todos os setores econômicos”, reforça o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, pesquisador Alexandre Hoffmann. Nesse sentido, aponta ele, o Seminário, nesta sua terceira edição, apresenta um redirecionamento de foco. Até então, o eixo central da programação eram questões relativas à produção agropecuária na Serra Gaúcha; agora, a abordagem é em caráter nacional, ao tratar de culturas agrícolas diversas e trazer para o debate figuras como o presidente da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), Julio Cesar Palhares. Para o dia 25 de abril, às 14h, está prevista palestra dele, sobre Resíduos na agropecuária: a dimensão do problema.
De outra parte, para a produção agropecuária regional, um assunto de particular interesse – o uso de pulverizadores – será debatido com moderação por pesquisadores da Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado da Embrapa Uva e Vinho. Também para o dia 25 de abril, às 15h45, está programado painel sobre Pontos de abastecimento de pulverizadores, com moderação pelo pesquisador Luciano Gebler, coordenador do Seminário; para o dia 26, às 8h30, sobre Tecnologia de aplicação e sobra de caldas, com moderação pelo pesquisador Silvio André Meirelles Alves.
O 3º Seminário de Gestão Ambiental na Agropecuária, organizado pela Embrapa Uva e Vinho, é direcionado a técnicos, pesquisadores, produtores e estudantes de áreas afins à atividade agropecuária, além de gestores públicos e fabricantes de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas. Mais informações em http://www.fiema.com.br/pt/eventos-simultaneos/seminario-de-gestao-ambiental-na-agropecuaria.html.
Fonte: Embrapa Uva e Vinho
◄ Leia outras notícias