Publicado em: 20/11/2012 às 15:20hs
Em Mato Grosso, as exportações de algodão durante os 10 primeiros meses deste ano foram maiores que o volume embarcado em todo o ano de 2011. A alta na comercialização da pluma indicou, além de uma produção relevante, um estoque remanescente da safra passada.
Os dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) indicam que foram enviados ao exterior no acumulado de janeiro a outubro deste ano cerca de 411 mil toneladas da pluma. Na comparação com as exportações de 2011 houve um crescimento de 13%, considerando que no acumulado do ano passado foram embarcados 363 mil toneladas de algodão - ou seja, 48 mil toneladas a menos que este ano.
De acordo com a analista do Imea, Elisa Gomes, com as exportações em alta a comercialização da pluma alcançou 76% de uma produção estimada em 1,089 milhão de toneladas. Ele avisa que, no mercado disponível, a grande parte dos produtores aguarda uma oportunidade mais favorável para as vendas da pluma. "Assim a evolução da comercialização foi de apenas 5 pontos percentuais em relação ao último mês".
Para a safra 2012/13 contratos já foram fechados, mas contemplam apenas 44% da produção estimada de 673 mil toneladas. Já o caroço de algodão está 92% comercializado até novembro e o ano deve encerrar com estoques pequenos.
Fonte: Agrodebate
◄ Leia outras notícias