Meio Ambiente

Embrapa Roraima comemora Dia da Árvore com várias atividades

Para Comemorar o Dia da Árvore (21), a Embrapa Roraima promoverá durante toda a semana uma série de atividades


Publicado em: 18/09/2012 às 07:45hs

Embrapa Roraima comemora Dia da Árvore com várias atividades

A programação começa nesta terça-feira (18) com uma edição especial do programa Embrapa & Escola. A Unidade receberá 40 estudantes do colégio Objetivo, que farão uma caminhada pela trilha ecológica, assistirão palestras sobre o meio ambiente e plantarão mudas nas dependências da empresa.

No dia 19, a Unidade promoverá um Dia de Campo para divulgação das atividades do projeto VAI – Valorização da Agricultura Indígena.  O evento acontecerá no Sítio Maranata, Comunidade indígena da Taba Lascada, das 8h30 às 11h, e contará com participação de 70 estudantes da escola da comunidade.

Os alunos receberão capacitações sobre a produção de mudas e realizarão o plantio de árvores frutíferas e madeiráveis na Unidade Demonstrativa. Será realizada ainda uma visita a estufa e ao viveiro, onde os estudantes aprenderão sobre os cultivos protegidos.

No dia 21, o Dia de Campo acontecerá na Comunidade indígena Campo Alegre, que também é atendida pelo projeto VAI. O evento também envolverá estudantes da escola da comunidade e o plantio de árvores.  As atividades começam as 8h30 e vão até as 11h.

Em ambos os Dias de Campo serão apresentadas as palestras ‘’Hortas Escolares na Educação Indígena’’, ministrada por Ineide Messias, coordenadora do Departamento de Educação Indígena da Secretaria de Educação, e a palestra ‘’A importância das frutas e hortaliças em uma alimentação saudável’’ de Juliana Sallum, nutricionista e coordenadora do SIVAN/ DIASI/ SESAI – RR.

O projeto

O projeto VAI - Valorização da Agricultura Indígena - já instalou quatro Unidades Demonstrativas para fins de diversificação alimentar e qualificação em tecnologias agrícolas. Cada Unidade é conduzida por um grupo de seis mulheres e funciona como pólo irradiador de tecnologias Embrapa.

Após a realização de todas as atividades previstas (agricultura irrigada, produção agroecológica de hortaliças e fruteiras, produção de mudas e peixes), a área será utilizada para cursos de capacitação de indígenas de outras comunidades do território. Os cursos serão feitos pela equipe da Embrapa Roraima e demais parceiros.

Até o momento, quatro comunidades estão sendo atendidas pelo projeto, são elas: Fazenda Aratanã (Normandia), Comunidades Taba Lascada (Cantá), Comunidade Indígena Campo Alegre (Boa Vista) e Comunidade Taxi II (Pacaraima).

Fonte: Embrapa Roraima

◄ Leia outras notícias