Publicado em: 23/09/2013 às 14:00hs
Em uma parceria da Comissão Organizadora do 13º Siconbiol (Simpósio de Controle Biológico) com o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), serão plantadas, em 21 de setembro, 59 mudas de 25 espécies de árvores nativas do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. A data foi escolhida por ser o Dia da Árvore e ser o aniversário de 13 anos do Parque Nacional. O Parque é a única unidade de conservação de proteção integral federal implantada em MS.
O plantio será realizado por alunos de escolas municipais de Bonito, da equipe do ICMbio, da brigada contra incêndio do Parque e de alunos do curso de Guias de Turismo do município. O plantio simbólico foi realizado em 15 de setembro, na abertura do Simpósio, pelo presidente do evento, Harley Nonato de Oliveira, e a bióloga do Instituto, Liliane Lacerda.
O objetivo é compensar a emissão de gás carbônico para atmosfera gastos durante o 13º Siconbiol. Essa compensação será de 4,09 toneladas de CO²e (gás carbônico equivalente). O plantio faz parte do Programa da IASB, o Plante Bonito (www.plantebonito.blogspot.com). Além do 13º Siconbiol, a bióloga do Instituto, Liliane Lacerda, conta que há mais um evento e 38 empresas que procuraram o IASB para fazer parte do programa, totalizando o plantio de 500 árvores nesse sábado, 21.
13º Siconbiol - O evento, que contabilizou mais de 500 participantes, contou com um público vindo de 25 estados brasileiros e de países dos continentes americanos e europeu. As quatro salas do Centro de Convenções de Bonito foram utilizadas simultaneamente, tanto no período da manhã quanto no período da tarde, totalizando a apresentação de oito conferências, 24 mesas-redondas (cada uma com três palestras) e apresentação de 755 trabalhos.
Os palestrantes de mesas-redondas e conferências no 13º Siconbiol enfatizaram a necessidade da associação do controle biológico a técnicas precisas de manejo de praga foi enfatizada por todos. "A participação de todos foi enorme nos debates do 13º Siconbiol, com um grande número de pessoas até o último dia do evento", relatou o presidente do evento, Harley Nonato de Oliveira, também pesquisador e chefe adjunto de pesquisa da Embrapa Agropecuária Oeste.
Para ele, uma das grandes mensagens que ficou para os participantes é o que a pesquisa e o setor produtivo pretendem deixar de herança para as próximas gerações. "Isso mostrou como a pesquisa está realmente preocupada com um ambiente ecologicamente equilibrado e a necessidade de discussão entre pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, professores e setor produtivo", finalizou.
O evento foi uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com promoção da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB). Confira como foi a programação do 13º Siconbiol no site: www.cpao.embrapa.br/siconbiol2013/programa.php.
Fonte: Embrapa Agropecuária Oeste
◄ Leia outras notícias