Meio Ambiente

Cultivo da seringueira contribui para redução do efeito estufa

A planta é natural da Região Amazônica e pode ser cultivada em grande parte do território brasileiro


Publicado em: 15/03/2012 às 18:15hs

Cultivo da seringueira contribui para redução do efeito estufa

O cultivo da seringueira, além de ser fundamental para a produção da borracha natural, usada em grande escala na produção de pneus e fabricação de tecidos impermeáveis, exerce importante caráter ambiental. Com sua alta captação de CO2, a seringueira contribui para redução do efeito estufa, com valores próximos a 90 toneladas por hectare, conforme indica o seringalista e representante do Espírito Santo na Câmara Setorial da Borracha do Mapa, José Manoel Monteiro de Castro.

“A seringueira se apresenta adequada para a agricultura de baixo carbono, moderna e ambientalmente correta. Trata-se de uma cultura reflorestadora, favorável à conservação do solo e da água, que serve de abrigo e alimento para a fauna e a formação de corredores ecológicos, ligando fragmentos remanescentes da vegetação nativa”, salienta Castro.

A planta é natural da Região Amazônica e pode ser cultivada em grande parte do território brasileiro, a partir do nível do mar até 600 metros de altitude. A produção brasileira da borracha natural gira em torno de 120 mil toneladas.

Fonte: Agroline

◄ Leia outras notícias