Meio Ambiente

Costa Rica apresentou na COP18 exemplos para mitigar e adaptar a agricultura às mudanças climáticas

Com o apoio do IICA, o país mostrou na cúpula mundial de mudanças climáticas como o agro pode reduzir emissões de gases de efeito estufa e aproveitar com maior eficiência os recursos naturais


Publicado em: 11/12/2012 às 09:00hs

Costa Rica apresentou na COP18 exemplos para mitigar e adaptar a agricultura às mudanças climáticas

Os Ministros de Agricultura e Meio Ambiente de Costa Rica, com respaldo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) apresentaram na última sexta-feira (7), durante a Conferência das Partes da Convenção Marco das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP18), em Catar, Doha, sete casos modelo com os quais o país procura mitigar suas emissões agrícolas de gases de efeito estufa e adaptar o setor às mudanças do clima.
 
No marco da conferência mundial, autoridades costarriquense - a Ministra de Agricultura, Gloria Abraham e o Ministro de Meio Ambiente, René Castro - e o gerente do Programa de Recursos Naturais e Mudanças Climáticas do IICA, David Williams, apresentaram as experiências do país em agricultura familiar, produção leiteira e de cana, transferência de tecnologia a pequenos produtores, gestão de risco, redução de emissões do café e alianças público-privadas no setor bananeiro para alcançar a neutralização do carbono.
 
Marianela Feoli, Diretora executiva da Fundecooperación para el Desarrollo Sostenible, também compôs a delegação de especialistas na apresentação, que contou com a presença de pesquisadores e especialistas mundiais em mudanças climáticas, em uma atividade paralela na COP18.
 
Abraham explicou os esforços de cada subsetor agrícola e Castro destacou a importância da agricultura na Estratégia Nacional de Mudanças Climáticas.
 
“Costa Rica colocou em debate um tema que está ausente das convenções de mudanças climáticas, o tema do impacto da agricultura, que é muito importante para os países em desenvolvimento”, destacou René Castro.
 
Gloria Abraham acrescentou, “em todos os setores que apresentamos já temos uma agenda de como vamos mitigar os efeitos das mudanças climáticas, como vamos compensar e como vamos adaptar a produção”.
 
De acordo com David, os exemplos de Costa Rica tiveram grande aceitação, como modelos nos outros países. “É um modelo para mitigar suas emissões de um país que quer ser protagonista no tema, impactando muito além de suas fronteiras”, disse.
 
Ouça o áudio das apresentações de Gloria Abraham, do René Castro e de David Williams no site www.iica.int.

Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

◄ Leia outras notícias