Meio Ambiente

Costa Rica apresentará sua experiência agrícola de enfrentamento às mudanças climáticas

Os Ministérios da Agricultura e de Meio Ambiente costarriquense, o IICA, o CATIE e a cooperação alemã mostrarão sete exemplos de como os setores público e privado podem atuar frente às mudanças climáticas, em Doha, Catar


Publicado em: 30/11/2012 às 09:20hs

Costa Rica apresentará sua experiência agrícola de enfrentamento às mudanças climáticas

As ações que Costa Rica promove para mitigar as emissões de gases de efeito estufa e adaptar sua agricultura às mudanças climáticas em sete subsetores específicos serão expostas para o mundo, no próximo dia 7 de dezembro, em Doha, Catar, durante a Conferência das Partes da Convenção Marco das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP18).

A apresentação dos esforços específicos na agricultura familiar, produção leiteira e de cana, transferência de tecnologia a pequenos produtores, gestão de risco, redução de emissões no café e a parceria público-privada no setor bananeiro para alcançar o carbono zero, acontecerá em uma atividade paralela à COP18, a cargo da Ministra de Agricultura e Pecuária Gloria Abraham, e do Ministro de Ambiente, Energia e Telecomunicações René Castro, ambos de Costa Rica.

A exposição dos casos neste importante painel, que reunirá políticos, pesquisadores e líderes mundiais para discutir possíveis medidas de mitigação e adaptação às mudanças do clima, conta com o aporte do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE) e da Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ).

David Williams, gerente do Programa de Agricultura, Recursos Naturais e Mudanças climáticas do IICA, também participará do debate e comentará os esforços de mitigação e adaptação dos subsetores agrícolas costarriquenses. Os materiais que resumem as exposições de Abraham e Castro podem ser consultados neste link: www.mag.go.cr/cambio-climatico/cambio-climatico.html

“Queremos demonstrar ao mundo que um país pequeno como o nosso tem muito para contribuir para a solução de um problema global. E que os pequenos produtores podem fazer muito e aplicar práticas amigáveis e sustentáveis. Estamos executando ações concretas que vão além da mitigação, estamos avançando na adaptação à mudanças climáticas”, ressaltou Ministra Abraham.

“A COP18 é propícia para reconhecer que a agricultura é essencial para a segurança alimentar mundial e é muito suscetível às mudanças do clima, mas também é uma oportunidade valiosa para reafirmar que pode-se fazer grandes contribuições aos desafios da mitigação e adaptação”, expressou Víctor M. Villalobos, Diretor Geral do IICA.

Mais informações: david.williams@iica.int ou prensa@mag.go.cr

Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

◄ Leia outras notícias