Publicado em: 16/07/2013 às 08:50hs
Em meio à correria do dia a dia, estamos cada vez mais imersos em modernidades. As tecnologias servem para facilitar a vida, mas nem sempre são saudáveis. Um ambiente com ar condicionado ligado o tempo todo tende a perder qualidade do ar, necessitando de renovações para evitar a Síndrome do Edifício Doente (SED). Diante destas facilidades, esquecemos que a mãe natureza oferece alternativas naturais, além das árvores, as plantas também ajudam a amenizar a temperatura de prédios e casas, e podem elevar a qualidade do ar de ambiente fechados.
O uso de folhagens para a purificação do ar de interiores é feito desde a Grécia e Roma Antiga. Adotar uma plantinha é uma opção ecológica para aumentar a umidade e qualidade o ar.
Substâncias nocivas Muitos são os agentes que estão presentes na poluição urbana. Confira os três principais contaminantes do ar:
• Formaldeído: sua fonte consiste em roupas, compensados, carpetes, móveis, limpadores domésticos e isolantes. É uma substância barata e usada em diversos processos industriais. Os riscos para a saúde são: dores de cabeça, irritação dos olhos e/ou vias respiratórias. Na exposição prolongada pode resultar em câncer de garganta.
• Benzeno: presente na fumaça de cigarros, gasolina, fibra sintética, plásticos, tintas, óleos, detergentes e borrachas. Causa irritação na pele e nos olhos, dor de cabeça, perda de apetite, sonolência e enfermidades do sangue.
• Tricoloroetileno: encontra-se em tintas, vernizes, lacas e adesivos. Pode causar câncer no fígado.
Veja a relação de algumas das espécies que são aconselhadas para reduzir a carga tóxica dos contaminantes citados acima:
1. Palmeira de Bambu : elimina formaldeído e também atua como um umidificador natural.
2. Espada de São Jorge: serve para absorver os óxidos de nitrogênio e formaldeído.
3. Palmeira: uma das melhores plantas purificadoras do ar. Para a limpeza do ar em geral.
4. Planta aranha: grande planta para o interior da casa que elimina o monóxido de carbono e outras toxinas e impurezas. .
5. Lírio de paz: este poderíamos chamar de “limpeza de todos.” Frequentemente são colocados no banheiro ou lavanderia, uma vez que eles são conhecidos para a remoção de esporos de fungos. Também conhecido para eliminar formaldeído e tricloroetileno.
6. Gérbera: no solo estas maravilhosas flores eliminam o benzeno no ar, são conhecidos para melhorar o sono ao absorver dióxido de carbono e emitem mais oxigênio durante a noite.
Fonte: Painel Florestal
◄ Leia outras notícias