Publicado em: 13/08/2012 às 13:10hs
Após um ano de preparação, é chegado o momento de provar quem são os melhores cavalos Crioulos do ano. A partir do dia 23 de agosto (quinta-feira), entram em pista os 104 cavalos e éguas selecionados para a grande Final do Freio de Ouro, abrindo de forma espetacular a programação crioulista na maior feira do agronegócio na América Latina.
Após as quebras de recordes acompanhada durante o ciclo, fêmeas e machos atraem as atenções para o município de Esteio, no Rio Grande do Sul. Para chegar à etapa decisiva, os competidores passaram por 65 credenciadoras (37 abertas e 28 de inéditos) e 12 classificatórias, que contaram com a participação de aproximadamente 700 animais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal, Argentina e Uruguai.
Consagrando campeões
Após conhecer o cavalo e a égua mais completos da raça neste ano, a programação segue intensa nos pavilhões da feira. Serão mais sete finais, que culminam as atividades da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) no ciclo 2012 de provas funcionais.
Os mais belos equinos entram em pista para a disputa morfológica nos dias 27 e 28 de agosto. Já no dia 30, nada menos que duas finais serão promovidas: o Campeonato Nacional de Campereada e a Final Nacional do Crioulaço. É também nesse dia que os jovens abrem sua programação, com o Concurso Jurado Jovem e o 16º Encontro Jovens Crioulistas.
A partir das 8h de sábado, outros campeões serão conhecidos: os do Freio Jovem e do Freio do Proprietário, provas que prometem levar as famílias para dentro e fora das pistas. Na parte da tarde, a técnica de condução são apresentadas com as provas amadora e profissional do Movimiento a la Rienda.
A programação crioula na 35ª edição da Expointer encerra no dia 2 de setembro (domingo) com a grande final do Campeonato Nacional de Paleteada. Lado a lado, experientes e novos ginetes voltam à disputa com a Força B, enquanto consagrados campeões tentam mais uma vez a vitória com o time principal de paleteadores.
Ao total, mais de 650 animais passarão pelo espaço do cavalo Crioulo na feira e não faltará momentos de emoção e alegria para o público presente no evento.
Oportunidade de comercialização
Os interessados na compra de cavalos Crioulos também terão oportunidades de sobra nesta Expointer. Durante os doze dias de eventos da raça, serão promovidos sete remates, colocando ótima genética e várias opções de negócio aos criadores e futuros entusiastas do Crioulo.
No ano passado, foram comercializados 245 animais e 26 coberturas, totalizando a cifra de R$ 7.203.350,00 milhões. A espécie foi a que movimentou os mais altos valores da feira.
Fonte: Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos
◄ Leia outras notícias