Meio Ambiente

CAPAL: Alunos do ensino médio participam do projeto de recuperação de mata ciliar

Vinte alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Colônia Holandesa, de Arapoti, visitaram na sexta feira (01/03), uma área de recuperação de mata ciliar, desta vez na Chácara Nova Vida, de propriedade de Dirk Verburg


Publicado em: 05/03/2013 às 14:00hs

CAPAL: Alunos do ensino médio participam do projeto de recuperação de mata ciliar

Nesta segunda fase do projeto, além da propriedade de Dirk, a Chácara Nova Esperança, que pertence ao cooperado Marius Bronkhorst, também será contemplada com o plantio das mudas na margem do Rio das Cinzas. A área total desta segunda margem também é de 3,5 hectares e está recebendo 5 mil mudas.

 Conscientização  - Acompanhados pela professora Joke Van Arragon e pelo presidente da Capal, Erik Bosch, os alunos tiveram momentos de conscientização sobre a importância da preservação das matas ciliares e da vegetação em geral. "É importante que vocês saibam que no passado os produtores recebiam incentivo do governo para abrir a mata. Hoje, após muitos estudos, além do plantio direto que ajudamos a desenvolver e que contribui muito para evitar o assoreamento dos rios, cresceu a consciência da importância de preservar o meio ambiente, e nós conseguimos enxergar que uma atitude como essa, de recuperar a mata na margem do rio, além de trazer muitos benefícios ao meio ambiente, não prejudica em nada o nosso negócio", afirmou Erik aos alunos.  

 Projeto  - O projeto de recuperação de mata ciliar da Capal é realizado em parceria com a Bayer CropScience e teve início em outubro de 2011. Num primeiro momento foram selecionadas três propriedades localizadas no município de Arapoti, por onde passam cursos d’água do Rio das Cinzas.  Serão 7,5 hectares de áreas recuperadas, com o plantio total de 10 mil mudas de espécies nativas e a expectativa é de 5 anos para termos a mata fechada.

Fonte: Imprensa Capal

◄ Leia outras notícias