Meio Ambiente

Até fim do ano MS implanta sistema para cadastro ambiental rural, prevê Imasul

Mato Grosso do Sul deve concluir até o fim do ano o processo de implantação do sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR)


Publicado em: 21/09/2012 às 07:30hs

Até fim do ano MS implanta sistema para cadastro ambiental rural, prevê Imasul

Segundo o diretor de desenvolvimento do Instituto de Meio Ambiente do Estado (Imasul), Roberto Ricardo Machado Gonçalves a expectativa é começar 2013 com o sistema pronto para começar a trabalhar com a regularização ambiental das propriedades rurais sul-mato-grossenses.

Ele cita, ainda, que a avaliação dos produtores do Estado tem sido bastante positiva quanto ao processo de regulamentação ambiental. "Há anos todos estão aguardando, ansiosamente, pela aprovação do novo Código Florestal que irá ditar as regras de todo o processo do CAR", aponta Gonçalves. Ele finaliza que, com o processo parado, todos ficam prejudicados, tanto as propriedades rurais, quanto os produtores, a produção, a sociedade e o meio ambiente.

Seminário

A regularização ambiental de imóveis rurais dos seis estados que fazem parte do bioma Cerrado - Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Piauí, além do Distrito Federal -, está sendo discutida no Seminário Cadastro Ambiental Rural (CAR) nos Estados do Cerrado, que acontece até está quinta-feira (20), em Brasília (DF). Esse é o primeiro de uma série de encontros que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) está promovendo com representantes dos estados brasileiros para discutir a implantação do CAR.

Além de debates a cerca do Programa de Regularização Ambiental (PRA), que terá, entre os seus objetivos, o cadastro ambiental rural, faz parte da agenda do Seminário a apresentação da estratégia do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para regularização ambiental dos assentamentos rurais, as estratégias do MMA para regulamentação do PRA e a apresentação do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR). Por fim, serão ouvidas as propostas de cada um dos estados para adequação e sistematização dos processos de regularização ambiental.

O secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Guilherme Cabral, destacou, durante a abertura do seminário, na terça-feira (18), a necessidade de promover diálogos com os estados para ouvi-los e saber as necessidades de cada região. "Queremos avançar nas discussões do CAR e criar uma sinergia com cada estado, de forma que o entendimento sobre a legislação que regulamenta o cadastro de propriedades rurais seja construída com a participação de todos os envolvidos", destacou.

Fonte: Agrodebate

◄ Leia outras notícias