Publicado em: 21/02/2013 às 13:20hs
Um grupo de 15 alunos do 6º período do curso de Tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) visitaram, na manhã de terça-feira (19), a Reserva do Caju, campo experimental da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) em Itaporanga D'Ajuda, no litoral Sul Sergipano.
O objetivo da visita foi conhecer de perto as vitrines tecnológicas instaladas no campo que demonstram na prática as tecnologias agrícolas de base ecológica.
Acompanhados pelo professor Jorge Tavares, os estudantes foram recebidos pelo pesquisador da Embrapa, Edmar Siqueira, e pelo supervisor de Campos Experimentais do Sul, Erivaldo Morais.
Os visitantes puderam ver de perto e tirar dúvidas sobre como funciona uma fossa séptica biodigestora, como se instala um minhocário e se produz húmus – terra rica em nutrientes orgânicos, a partir da vermicompostagem. Outra tecnologia de base ecológica apresentada foi o Biogeo, fertilizante orgânico líquido obtido a partir da decomposição de resíduos orgânicos.
A visita foi concluída com a observação de sistemas agroflorestais sucessionais (SAFS) instalados no campo em 2005. Os alunos tiveram a oportunidade de ver de perto a diversidade e riqueza ecológica que os SAFS são capazes de propiciar.
Para a aluna Joyce Oliveira, conhecer de perto SAFS com esse grau de diversidade de espécies foi bastante interessante. “É gratificante ver que as técnicas funcionam os sistemas dão certo na prática”, declarou.
Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros
◄ Leia outras notícias