Publicado em: 23/07/2008 às 15:44hs
As condições necessárias que caracterizam o fenômeno
Para se identificar qual o momento a partir do qual ocorre o início ou o fim de um episódio El Niño ou
Essa variação ocorre de forma inversa entre a estação de observação de Darwin, localizada no Norte da Austrália, e a de Tahiti, localizada no Oceano Pacífico Sul. Os valores do IOS são considerados negativos em anos de El Niño e positivos em anos de
O IOS deve ocorrer, seguidamente, num período de três meses dentro de um limite que define uma das três condições:
Assim, o episódio
Probabilidades
Normalmente as transições entre El Niño e
Deve-se, entretanto, lembrar que, embora o
As mudanças entre esses fenômenos podem afetar o clima em todo o mundo. No Brasil, com o final antecipado do
Há aproximadamente 40% de probabilidade de ocorrência de chuvas acima da média para os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. No estado de São Paulo, essa previsão é para as regiões de Ribeirão Preto, Araraquara, Campinas e o Vale do Paraíba. No Paraná, a mesma previsão é para as regiões Noroeste, Oeste, Centro-Sul, Sudoeste e Sudeste. No Rio Grade do Sul a previsão é apenas para as regiões Noroeste e Nordeste.
No Mato Grosso do Sul, a previsão é para as regiões Leste e a parte mais ao Sul da região Sudeste do estado, próximo à fronteira com o Paraná. No Mato Grosso, a previsão é para a região Sudeste e a porção Nordeste da região Norte do estado, próximo ao estado do Pará. As regiões Nordeste e Centro-Sul do Mato Grosso apresentam menor probabilidade, 30%, de ocorrerem chuvas acima da média.
Para Minas Gerais, quase todo o estado apresenta 40% de probabilidade de ocorrência de chuvas acima da média, com exceção da região Central mineira, que apresenta 50% dessa probabilidade, e da porção mais ao extremo da região do Norte do estado, o Vale do Jequitinhonha, a Zona da Mata e o Vale do Rio Doce, as quais apresentam probabilidade de ocorrência de chuvas abaixo da média. O estado da Bahia, em quase sua totalidade, apresenta 40% de probabilidade das chuvas ocorrerem abaixo da média do período.
Dessa forma, para grande parte da região Sudeste as condições de temperatura e de umidade do solo poderão favorecer a semeadura das culturas de verão no mês de outubro, o que facilitará os tratos culturais tanto das culturas de verão quanto da safrinha, que nesse ano foi prejudicada pelo atraso da chuva no ano passado. Em se confirmando as previsões, a opção por variedades de ciclo curto e a adoção antecipada de semeaduras ajuda o controle de plantas invasoras, bem como propicia à cultura chegar em uma fase mais avançada no momento em que a ação dos patógenos é mais agressiva.
Williams Pinto Marques Ferreira - Pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Fonte: Embrapa Milho e Sorgo
◄ Leia outros artigos