Publicado em: 12/02/2010 às 10:30hs
Coleta seletiva de lixo, horta orgânica comunitária, programa de alfabetização, ciclo de palestras, alcoólicos anônimos e Ação Global (acesso a cidadania) serão iniciativas desenvolvidas, entre março e outubro desse ano, com a participação dos funcionários e das comunidades próximas às unidades da Empresa.
As tecnologias geradas pela Unidade Regional da EPAMIG no Norte de Minas têm contribuído para melhoria da qualidade de vida da população daquela região, através do aumento da produção e da qualidade dos produtos agropecuários, além da atenção constante com o meio ambiente. Segundo a chefe do Centro de Pesquisa da EPAMIG Norte de Minas, Pollyana Oliveira, as iniciativas propostas para 2010 são para estimular ações que possibilitem a melhoria dos indicadores econômicos daquela região. “Programas como alfabetização para funcionários e seus parentes, através do programa Cidadão Nota Dez e de inclusão digital também serão disponibilizados, posteriormente, para as comunidades da região”, informa. De acordo com Pollyana todas as Fazendas Experimentais da Unidade Norte de Minas também participarão das atividades. “Nas ações de hortas comunitárias, por exemplo, todas as fazendas implantarão hortas orgânicas para produção de verduras, legumes e ervas medicinais”, conta.
Os recursos para a realização das ações sociambientais serão fomentados através de projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); parcerias com a Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), Sebrae-MG e mais oito empresas do município de Janaúba que também participam do Programa.
Selo de Responsabilidade Empresarial 2010
Em outubro de 2009, a EPAMIG foi selecionada, juntamente com mais 50 empresas (públicas ou privadas), que desenvolvem iniciativas sociais no Norte de Minas. O Programa Selo de Responsabilidade Empresarial é desenvolvido pelo Governo de Minas por meio do sistema Sedvan e Idene, em parceria com o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (Cemais)/Instituto de Governança Social (IGS) e tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento do Norte de Minas, Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri, por meio de ações integradas entre os diversos setores da sociedade, estimulando a iniciativa privada a adotar posturas responsáveis de acordo com os pilares de desenvolvimento sustentável. Neste ano, em outubro, as empresas que cumprirem os requisitos estabelecidos pelo Programa serão premiadas com a concessão do uso do Selo por dois anos em campanhas publicitárias, materiais de divulgação e embalagens de produtos. As iniciativas premiadas serão executadas por dois anos.
Fonte: EPAMIG
◄ Leia outros artigos