Agroecologia

Um olhar técnico e ambiental sobre a compostagem e a agricultura tropical sustentável no agronegócio

Segundo o olhar técnico de Kátia Beltrame sobre compostagem em grande escala no Brasil, é preciso contextualizar os sérios problemas ambientais do país


Publicado em: 12/06/2020 às 07:00hs

Um olhar técnico e ambiental sobre a compostagem e a agricultura tropical sustentável no agronegócio

Para debater sobre a compostagem e a agricultura tropical, Kátia Beltrame, diretora técnica da MK2R Soluções em Compostagem, com mais de 25 anos de experiência em projetos de compostagem de grandes volumes e o Dr. Eduardo Zavaschi, diretor de pesquisa da Agroadvance e consultor da Vittagro, se reuniram no dia 28 de maio, em um evento online promovido pela Verde, empresa que produz o fertilizante K Forte®.

A conversa ocorreu durante o evento “Encontro com Gigantes – “Compostagem e Agricultura tropical sustentável” e pode ser vista na íntegra.

Segundo o olhar técnico de Kátia Beltrame sobre compostagem em grande escala no Brasil, é preciso contextualizar os sérios problemas ambientais do país. De um lado, problemas de conservação de solo, que geram uma quantidade imensa de resíduos orgânicos, com a destinação incorreta em aterros sanitários ou lixões, na sua grande maioria. Do outro lado, como destacou Kátia, existe uma grande área de solos com baixa fertilidade e pobres, que necessitam dessa matéria orgânica:

“Hoje temos uma área plantada de 80 milhões de hectares, a maioria desses solos precisa de matéria orgânica, que pode vir desses resíduos destinados aos aterros”.

Por isso, como explicou Kátia, é preciso unir o lado ambiental da compostagem com o lado agronômico, de carência de matéria orgânica, com ações importantes e complementares, mas para fazer isso em grande escala a técnica é fundamental:

“Compostagem em grandes volumes, como por exemplo, as feitas em usinas de uma indústria, que esses resíduos são acumulados diariamente, tem que ser pensada de maneira empresarial, que no final é uma solução”.

Para o Dr. Eduardo Zavaschi, pesquisador e consultor nas áreas de fertilidade e nutrição de plantas, o uso da compostagem melhora as características físicas e químicas do solo para uma melhor performance. Ele contou sobre a sua experiência prática, ao prestar consultoria, para usinas que destinam seus resíduos para compostagem:

“O uso adequado e técnico da compostagem em grande escala, vem crescendo. Não só pela questão ambiental, mas também porque gera bons resultados, melhorando a eficiência do uso dos fertilizantes”.

Kátia esclarece o potencial de negócio, principalmente para os donos de usinas em relação à compostagem:

“Quem gera o resíduo orgânico tem uma chave de ouro em sua mão, pois para a produção de um fertilizante orgânico ou organomineral é preciso ter essa matéria-prima. Ou seja, uma excelente oportunidade de negócio”.

O primeiro obstáculo a ser vencido em uma consultoria técnica em soluções de compostagem, como dividiu Beltrame é fazer da forma correta. Ela explica que a maioria das empresas trabalha a técnica de compostagem de maneira errada:

“Para fazer o processo bem feito de compostagem é necessário o conhecimento de microbiologia, química, física. É um sistema complexo, ainda mais em grandes volumes, e a empresa corre o risco de se tornar uma grande fonte de poluição”.

Um segredo revelado por Kátia é enriquecer o composto orgânico durante a compostagem para desacelerar o processo com remineralizadores ou fontes de liberação gradual, como o K Forte®, que tem alto nível de potássio. Assim, pode-se tratar áreas maiores de solo, diminuindo a logística de aplicação de fertilizantes orgânicos.

Dr. Eduardo reitera que, apesar do processo ser mais viável para as usinas, nada impede que fornecedores que tenha suas áreas próximas a essas usinas pensem nesse enriquecimento do solo com a compostagem, devido aos inúmeros benefícios:

“Quando falamos em adubação de compostos orgânicos, não estamos só falando de uma questão química do solo. Existe uma melhora física e microbiológica do solo”.

Agricultura sustentável para Zavaschi é pensar em como melhor utilizar o que já se tem ofertado no Brasil, que é exportador de fertilizantes, de maneira mais eficiente, além de expandir o uso da compostagem.

Kátia Goldschmidt Beltrame é Diretora Técnica da MK2R Soluções em Compostagem, com mais de 25 anos de experiência em projetos de compostagem de grandes volumes, tendo já utilizado em projetos mais de 5 milhões de toneladas de resíduos. Kátia Beltrame é uma das maiores especialistas na área de compostagem, com especialização em microbiologia agrícola e nutrição de plantas. É coautora em livros sobre o assunto, como “Gestão de Resíduos na Agricultura e Agroindústria”, editado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais.

Além de membro da Câmara Ambiental da Indústria da FIESP e da ABISOLO, da qual também é fundadora. Kátia é professora convidada no Curso de Pós Graduação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) e do Programa SolloAgro do Departamento de Solos da mesma Instituição. Recebeu diversos Prêmios Ambientais, como o Prêmio Von Martius, da Câmara de Comércio e Indústria BRASIL –ALEMANHA. Kátia Goldschmidt Beltrame tem graduação em Engenharia Agronômica e tem mestrado em Microbiologia Agrícola, ambos pela ESALQ/USP.

Eduardo Zavaschi é diretor de pesquisa da empresa Agroadvance Treinamento e Experimentação Agronômica, além de consultor pela Vittagro Engenharia Agronômica. Sua atuação é em pesquisa e consultoria nas áreas de fertilidade do solo e nutrição de plantas, principalmente nas culturas de soja, milho, feijão, algodão e cana-de-açúcar. Eduardo Zavaschi é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Mestre e Doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP).

Sobre o autor: Cristiano Veloso é especialista em Sustainable Business Strategy pela Harvard Business School, Estados Unidos, mestre pela University of East Anglia, Reino Unido e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Cristiano é fundador e CEO da Verde Agritech Plc (“Verde”), mineradora inglesa listada na Bolsa de Valores de Toronto. Tem ampla experiência e conhecimento nos setores agrícola e mineral. A frente da Verde, Cristiano lidera uma empresa inovadora cujo propósito é melhorar a saúde das pessoas e do Planeta.

Fonte: Blog da Verde

◄ Leia outras notícias