Agroecologia

Seminário de Agroecologia do Alto Uruguai acontece nesta terça e quarta-feira

Erechim sedia nesta terça e quarta-feira (23 e 24), o II Seminário de Agroecologia do Alto Uruguai, no Salão de Atos da Uri – Campus de Erechim


Publicado em: 23/09/2013 às 15:10hs

Seminário de Agroecologia do Alto Uruguai acontece nesta terça e quarta-feira

O evento será aberto com o painel “O futuro da Agricultura e o Papel da Agroecologia”, com a participação do diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, de Ivo Macagnan, do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa) e de José Ballivian, do Conselho de Missão entre Indígenas (Comin).

Após o debate, produtores da região do Alto Uruguai farão relatos de experiências sobre produção agroecológica. Também serão ministradas palestras sobre plantas alimentícias e não convencionais, com a doutora Ingrid Bergman Inchausti de Barros, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e sobre politicas públicas para a Agroecologia, com o diretor do Departamento de Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (DAF/SDR), José Batista. As atividades prosseguem à noite com apresentações culturais e a exibição do filme “De onde vêm os alimentos”.

Na quarta-feira (25/9), ocorrem palestras sobre espécies de Trichoderma e mecanismos de atuação, com a doutora Aida Matsumura, da UFRGS; eficiência agronômica do Trichoderma, com Alexandre Martins Guimarães, da ICB – Bioagritec; a contribuição de inocultantes com bactérias fixadoras de nitrogênio, que será ministrada pela pesquisadora da Embrapa Soja, Mariângela Hungria. Também estarão palestrando o doutor Ivan Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo, que falará sobre o controle biológico de insetos na cultura do milho, e Beatriz Corrêa Ferreira, que abordará o controle biológico na cultura da soja.

O evento é promovido pelo Núcleo de Agroecologia do Alto Uruguai, SDR, Emater/RS-Ascar, Capa, URI, CETAP, Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Ecovida e FEAB, com as parcerias da Uergs, Movimento de Atingidos por Barragens, Sutraf Alto Uruguai e Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias