Publicado em: 27/09/2013 às 16:40hs
Começa nesta segunda-feira (30), em Belo Horizonte, o Encontro Mineiro de Agroecologia. O evento vai reunir cerca de 200 representantes de instituições públicas e organizações da sociedade civil com o objetivo de trocar experiências sobre os trabalhos desenvolvidos no estado e refletir sobre as ações conjuntas e políticas públicas de incentivo à agroecologia.
O Estado conta, atualmente, com 210 agricultores orgânicos certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que é o órgão responsável por garantir a qualidade dos produtos orgânicos em todo o país. “O número é muito pequeno, quando se tem em vista a importância do setor agropecuário na economia do Estado e muito abaixo do ritmo de crescimento da demanda por produtos sem agrotóxicos no Brasil e no mundo”, afirma o Coordenador de Apoio à Agroecologia da Seapa, Eugênio Resende.
Durante o encontro, além da troca de experiências, serão discutidos os desafios do setor para a aumentar a produção no estado. “Outro ponto importante que será discutido é a aprovação, pela Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei 2.547/2011, que institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica. O segmento já conta com uma lei federal (10.831/2003) e uma política nacional que regulamenta a produção. A proposta é ter em Minas uma política específica para a realidade dos produtores mineiros”, explica o Coordenador da Seapa.
O Encontro Mineiro de Agroecologia é uma promoção do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedraf) e a Articulação Mineira de Agroecologia (AMA).
Números da Produção Orgânica
Mundo- Aproximadamente 1,4 milhão de produtores orgânicos no mundo. Área plantada de 67 milhões de hectares. Movimenta aproximadamente R$ 50 bilhões
Brasil – Maior mercado consumidor da América do Sul. Expectativa de movimentar US$ 2 bilhões em 2013
Minas Gerais – 210 agricultores orgânicos certificados pelo Ministério da Agricultura
Fonte: SEAPA MG – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
◄ Leia outras notícias