MS acelera o “Mais Alimentos” e entrega 10 tratores em Sidrolândia

A Secretaria de Produção e do Turismo de Mato Grosso do Sul (Seprotur) e o Banco do Brasil, dentro do programa “Mais Alimentos”, entregaram nesta quinta-feira (11/02), os primeiros 10 tratores adquiridos por agricultores familiares de Sidrolândia


Publicado em: 12/02/2010 às 10:29hs

...

O evento contou com a presença da secretária da Seprotur, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias e do Superintendente do Banco do Brasil no Estado, Marcos Ricardo Lot, além de autoridades locais.
 
Embora o valor total dos investimentos, na ordem R$ 808.339,40, seja significativo, para a Secretária da Seprotur, Tereza Cristina, ainda estão longe da meta estipulada de 600 tratores contratados em 2010. “Estamos sendo ousados, mas, este número é muito pequeno diante do potencial de nossa agricultura familiar”, declarou. 
 
O Gerente da concessionária Agro Amazônia – autorizada John Deere - contratada pelos produtores nesta primeira negociação, Elpídio Siqueira da Rosa, afirma que a solenidade marca um novo momento para as contratações do programa Mais Alimentos em Mato Grosso do Sul. Ele também enfatiza a importância destes equipamentos neste setor da agricultura, e reconhece nestes projetos a ação direta do governo do Estado, por meio da secretária Tereza Cristina, do escritório da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e do Banco do Brasil, parceiros nesta iniciativa.
 
“A entrega mostra que este projeto é real e está acessível, e era preciso mudar o conceito e atrair mais produtores”, elogia, lembrando que serão entregues, além dos tratores, grades, uma forrageira, um pulverizador e uma carretinha.
 
Estes primeiros contratos foram assinados no dia 17 de dezembro, todos eles junto ao Pronaf Mais Alimentos. Este programa destina recursos para a infra-estrutura da propriedade rural com limite de crédito de até R$ 100 mil por agricultor. O prazo de pagamento é de até dez anos, com juros de 2% ao ano e carência de três anos.
 
De acordo com dados divulgados pela Agraer, que participará da entrega das máquinas, somando as regionais de Anastácio, Campo Grande, Coxim, Dourados, Itaquiraí, Ponta Porã, Nova Andradina e Três Lagoas, até o final do ano passado, o número dos projetos captados somava 294. 
 
Pronaf Mais Alimentos

Os projetos desta linha contemplam investimentos em formação de pastagens; compra de tratores, máquinas, implementos agrícolas e matrizes; irrigação; manejo do solo; construção de açudes; implantação de pomares e estufas; e armazenagem, entre outros. A linha de crédito contempla projetos associados à produção dos principais produtos alimentares: olerícolas, frutas, arroz, feijão, milho, mandioca, trigo e leite.
 
Assim como todas as linhas do Pronaf Investimento, o agricultor familiar deve ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que é gratuita e individual, e seguir os seguintes passos:
1 - Avaliar o projeto que pretende desenvolver;
2 - Procurar a empresa de Ater do município para elaborar o Projeto Técnico de Financiamento;
3 - Encaminhar o projeto para análise de crédito e aprovação do agente financeiro;
4 - Com o Projeto Técnico, negociar o financiamento junto ao agente financeiro;
5 - Aprovado o Projeto Técnico, o agricultor familiar está apto a acessar o recurso. Com informações do MDA.

Fonte: SEPROTUR - Secretaria de Produção e do Turismo de Mato Grosso do Sul

◄ Leia outros artigos