Publicado em: 25/09/2013 às 14:50hs
O Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior recebeu a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul) semana passada, em Brasília, para a assinatura de um novo convênio. Este programa possibilitará a Biosul lançar no Sistema Pronatec Industrial – PBM (Plano Brasil Maior) cursos de qualificação profissional. Participarão o ministro Fernando Damata Pimentel, o ministro de Educação Aloizio Mercadante Oliva e o presidente da Biosul Roberto Hollanda Filho.
Com esse novo projeto de inserção no Pronatec Industrial - PBM, os setores que necessitam de qualificação terão oportunidade de inscrever seus funcionários nos cursos mais específicos, que inicialmente atenderá só quem já estiver trabalhando no segmento. Sendo assim, as usinas já prepararam para 2013 uma relação de colaboradores para os cursos, e um levantamento da demanda de cursos necessários para qualificação em 2014.
A importância de se ter um projeto desse caráter se dá pela formação que estes funcionários terão. Segundo o Gerente Executivo da Biosul, Paulo Aurélio, estes profissionais irão atender as necessidades técnicas das usinas com a qualificação oferecida. “E vão ter também oportunidade de ascensão no trabalho, tendo um melhor salário e consequentemente uma melhor qualidade de vida”, afirma o gerente.
Referentes às turmas, para 2013 já estão disponíveis 1.636 vagas, contando com a participação confirmada de seis municípios, Caarapó, Costa Rica, Deodápolis, Dourados, Maracaju, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante. Já foram definidos 26 cursos previamente elencados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, como por exemplo, Agente Ambiental de Resíduos Sólidos, Eletricista de Automóveis, Desenhista da Construção Civil, Mecânico de Máquinas Agrícolas e Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga.
SOBRE O PRONATEC - PBM
Criado pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e pelo Ministério de Educação, o Pronatec Industrial – PBM é um programa do Governo Federal com o objetivo de minimizar problemas encontrados pelos recursos humanos dos segmentos da economia nacional, que foram identificados pelo Plano Brasil Maior. Dessa maneira, conseguem oferecer uma demanda de cursos específicos e gratuitos para requalificar trabalhadores em atividade.
Para ministrar as aulas, o programa faz uso da infraestrutura de cursos do Sistema S e de Institutos Federais e Estaduais de ensino. E para participar, basta o funcionário ter interesse em se qualificar nas áreas que possuem carência em encontrar profissionais capacitados.
Para ser realizado este trabalho, o programa conta com a parceria da área de recursos humanos das empresas, para facilitar a identificação das reais necessidades, especialmente no que se refere às futuras contratações do setor.
Fonte: Assessoria de Imprensa BIOSuL
◄ Leia outras notícias