Publicado em: 11/09/2024 às 08:00hs
Com a crescente restrição ao uso de antibióticos promotores de crescimento na produção animal, devido ao risco de resistência tanto para animais quanto para humanos, as autoridades sanitárias e a Organização Mundial da Saúde têm incentivado a busca por alternativas. A médica-veterinária Maria Carolina Toth, gerente de produtos para saúde animal da MCassab Nutrição e Saúde Animal, destaca: “O uso de antibióticos promotores de crescimento está cada vez mais restrito, levando os produtores a buscar alternativas mais racionais e seguras.”
Nesse contexto, novas soluções estão sendo exploradas para o setor de proteínas animais. Um estudo realizado pelo Programa de Mestrado em Ciências Ambientais e Produção Animal da Universidade Brasil, em Fernandópolis (SP), em colaboração com a MCassab Nutrição e Saúde Animal, investigou os benefícios dos óleos essenciais no desenvolvimento de frangos de corte. Segundo o médico veterinário Cleber Mansano, “Os óleos essenciais, extraídos de diversas plantas, possuem propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas, além de efeitos imunomoduladores, hipolipidêmicos e estimulantes digestivos. Eles têm mostrado potencial para aliviar o estresse térmico na produção avícola.”
O estudo avaliou 480 pintos com um dia de idade, criados até 42 dias. Foram analisadas métricas como ganho diário de peso, consumo diário de ração e conversão alimentar. “Observou-se uma diferença significativa no ganho de peso aos 21 e 42 dias de estudo. As dietas contendo os aditivos testados e o controle positivo apresentaram ganhos superiores a 100 g em comparação com a dieta controle negativa. Os resultados indicam que os óleos essenciais podem substituir antimicrobianos melhoradores de desempenho, mantendo os mesmos níveis de ganho de peso,” explica Mansano.
Para apoiar os produtores nessa transição, a MCassab Nutrição e Saúde Animal oferece o Bioessence, um óleo essencial que promove a saúde intestinal das aves e melhora o desempenho zootécnico. “O Bioessence é um blend de ativos sinérgicos, com boa estabilidade durante o armazenamento e processos térmicos. Nosso objetivo é fornecer soluções completas que melhorem a eficiência das aves e reduzam os custos de produção nas granjas,” conclui Mariana Rosetti, médica-veterinária e consultora técnica da MCassab.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias