Publicado em: 29/10/2024 às 07:30hs
A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) renovou a autorização para o uso de Aviax 5% (semduramicina) em frangos de corte, trazendo importantes atualizações para o setor. Entre as principais mudanças, destaca-se a redução do período de carência, que passa a ser zero, em comparação com os cinco dias estabelecidos anteriormente.
Outra novidade é que não será necessário estabelecer Limites Máximos de Resíduos (LMR) em carne de aves, devido à alta segurança do produto para o consumidor. Além disso, o Aviax 5% continuará registrado nas dosagens de 20 a 25 ppm, o que reforça sua eficácia anticoccidiana mesmo na menor dose aprovada.
“A decisão da Autoridade Europeia comprova tanto a eficácia de Aviax 5% quanto seu elevado nível de segurança para as aves, consumidores e meio ambiente”, afirma Patrícia Rocha, gerente de Produtos e Serviços Técnicos – Aditivos Medicamentosos da Phibro Saúde Animal.
Christopher White, diretor de Assuntos Regulatórios e Relações Públicas da Phibro, explica que os anticoccidianos são atualmente registrados na União Europeia (UE) como aditivos para alimentação animal, conforme o Regulamento [EC] 1.831/2003, também conhecido como “Brand Specific Approval” (BSA), ou aprovação específica da marca. “Este regulamento foi implementado para regulamentar o registro dessa classe de aditivos, visando melhorar a segurança dos produtos para animais e consumidores. Assim, são exigidos altos padrões regulatórios, técnicos e de qualidade”, ressalta.
No Brasil, o Aviax 5% é aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para uso nas mesmas especificações que foram renovadas na União Europeia: destinado a frangos de corte, com dosagem de 20 a 25 ppm e sem período de carência.
“A renovação da autorização do uso de Aviax 5% na União Europeia reforça que o uso de semduramicina é seguro e regulamentado para os exportadores de carnes de frango no mercado europeu”, conclui Patrícia Rocha.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias