Publicado em: 12/09/2024 às 15:10hs
A Vetoquinol, oitava maior indústria de saúde animal global, realiza de 9 a 16 de setembro uma campanha nacional para alertar os pecuaristas sobre os danos provocados pela mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) aos bovinos. Segundo Antônio Coutinho, gerente de marketing e serviços técnicos da Vetoquinol Saúde Animal, esse ectoparasita é extremamente prejudicial tanto para a produtividade quanto para a rentabilidade da pecuária de corte e leite. “As moscas-dos-chifres, ao se alimentarem do sangue dos animais, provocam estresse constante, o que compromete a produção”, explica Coutinho.
A campanha, chamada Semana Fiprotag 210, visa otimizar o controle da mosca-dos-chifres e promover a evolução da pecuária em todo o país. Durante a semana, revendas parceiras em diferentes estados realizarão eventos temáticos para conscientizar os pecuaristas sobre os riscos associados a essas moscas e a importância do manejo adequado para proteger a produção e a rentabilidade das fazendas.
Com a chegada das chuvas, a multiplicação das moscas-dos-chifres tende a aumentar, intensificando a infestação em bovinos não protegidos. Embora esses insetos prefiram animais adultos com pele escura, bovinos jovens e de pele clara também podem ser afetados.
Felipe Pivoto, gerente de serviços técnicos de bovinos e equinos da Vetoquinol, destaca a importância da campanha. “O impacto econômico da mosca-dos-chifres no Brasil é significativo, atingindo cerca de US$ 3 bilhões por ano, conforme dados da Embrapa. É lamentável que, com a tecnologia disponível, ainda haja perda de produtividade devido a esse parasita”, afirma Pivoto.
Entre as soluções tecnológicas disponíveis, o Fiprotag® 210 se destaca como uma ferramenta eficaz. Este brinco mosquicida foi comprovado em estudos, como os realizados pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), demonstrando que as infestações foram eliminadas em 30 minutos após a aplicação, com proteção duradoura contra novas infestações por até 210 dias. “A aplicação do Fiprotag® 210 proporciona um ganho de aproximadamente 15 quilos a mais por animal durante o período de proteção, devido à sua longa ação combinada com fipronil e diazinon”, conclui Felipe Pivoto.
Após a Semana Fiprotag 210, a Vetoquinol continuará a promover o controle da mosca-dos-chifres com a Jornada Fiprotag® 210, um evento técnico que percorrerá o país para compartilhar informações valiosas sobre o manejo desse parasita.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias