Publicado em: 03/11/2021 às 16:40hs
Brenda Marques: Veterinária MSD
Por: Portal do Agronegócio
A PORCILIS® EPL foi desenvolvida para a imunização ativa de porcas e marrãs contra problemas reprodutivos e é a única do mercado que oferece proteção contra 11 antígenos causadores de problemas reprodutivos que pode ser aplicada tanto na fase de gestação quanto no período de lactação dos animais. Além disso, oferece uma proteção mais ampla e duradoura contra Erisipela, Parvovirose e outros nove diferentes sorovares de Leptospira. A vantagem é de que com apenas duas aplicações anuais em massa, reduz significativamente o manejo nas granjas. Na prática, o lançamento da PORCILIS® EPL permite um salto na qualidade de gestão e produtividade, melhorando a rentabilidade das granjas, uma vez que garante parte da prevenção e sanidade, abrindo espaço para que os produtores se dediquem a outras atividades que melhorarão a performance do seu negócio.
Até hoje a vacinação das matrizes contra os problemas reprodutivos era realizada semanalmente, sendo necessários 52 manejos por ano para garantir a sanidade dos animais. Além de oferecer uma proteção mais eficaz, a redução para apenas duas doses anuais também refletirá em um aumento da biosseguridade nas granjas, garantindo o bem-estar animal e o que chamamos de saúde única, um processo de mutualismo entre animais, seres humanos e o meio-ambiente. Quando todas as partes estão cuidadas e equilibradas, todos se beneficiam. Uma outra vantagem importante é que o produtor consegue otimizar sua mão-de-obra, reduzindo chances de erros vacinais.
A PORCILIS® EPL é parte do nosso objetivo de atender as necessidades futuras de nossos clientes. Exemplo disso é o nosso Sistema IDAL, que há 20 anos tem revolucionado o mercado de suinocultura ao apresentar um sistema de vacinação sem agulhas, uma tecnologia que ainda hoje é considerada inovadora. Nos últimos cinco anos, oito novos produtos foram lançados. Vale destacar que, em 2020, a MSD Saúde Animal superou a marca de 35 milhões de leitões vacinados contra a Circovirose e de 10 milhões de animais protegidos contra a Ileíte.
Junto ao nosso portfólio de produtos, oferecemos serviços em gestão de produtividade de granjas, a fim de acompanhar os suinocultores em todos os passos de sua produção, dando o suporte necessário, com plataformas de identificação de perfil de agentes infecciosos nas granjas e produtos que se encaixam nas necessidades específicas de diferentes sistemas de produção e a prestação de serviços com metodologia PDCA e orientações com base em fatos e dados científicos.
Os resultados dos estudos realizados para o seu desenvolvimento demonstraram que o imunizante confere maior conveniência, eficácia e segurança no manejo das granjas de suínos. Isso porque, além de permitir a vacinação em massa dos plantéis, seja para porcas em fase de gestação, quanto em fase de lactação, com apenas dois manejos anuais, a vacina apresenta uma proteção mais ampla contra Leptospirose, garantindo a proteção cruzada contra nove diferentes sorovares de Leptospira. Outro diferencial apresentado pela vacina é a duração de imunidade, conferindo uma proteção de 12 meses para a maioria dos sorovares de Leptospira, 12 meses para o Parvovírus suíno e de 6 meses para a Eripisela.
PORCILIS® EPL é o único imunizante do mercado que apresenta a eficácia comprovada contra problemas reprodutivos causados por Parvovírus e Leptospira sorovar Pomona por pelo menos um ano, apresentando uma diferença significativa na redução da mortalidade fetal 12 meses após a segunda dose, com uma redução de 27% para 2% de morte fetal. Além disso, resultados de um estudo clínico e de segurança realizado no Brasil, com porcas vacinadas em diferentes fases da gestação, e também da lactação, demonstraram que não houve alterações de temperatura significativas após a vacinação, as fêmeas não pararam de comer e também não houve redução ou qualquer alteração nos escores corporais dos animais. Desta forma, a Porcilis demonstrou ser segura para vacinação em todas as fases de gestação e lactação.
Temos uma série de iniciativas que nos trouxeram resultados importantes ao longo dos últimos anos. Em 2019, chegou o Idal 3G Twin, que contribui para o bem-estar animal, já que sua aplicação é feita sem agulha. O dispositivo ainda regula a dose da vacina e a pressão de aplicação eletronicamente, evitando erros de volume da dose aplicada e possíveis lesões teciduais, que podem ocorrer no local da vacinação com agulha, sendo estas minimizadas ou inexistentes.
A Porcilis Ileitis também tem trazido marcos importantes à companhia, pois foi a primeira vacina injetável do mundo para o combate a Lawsonia intracellularis, causadora da Enteropatia Proliferativa Suína, ou Ileíte, uma doença que afeta os animais e impacta negativamente os resultados econômicos em granjas de suínos.
Em 2020 atingimos a marca de 10 milhões de suínos vacinados anualmente no País contra essa doença, um mercado em franco crescimento, reforçando o cuidado da companhia para a otimização do uso de antibióticos. Em 2021, 1 em cada 3 suínos produzidos no Brasil já são vacinados com Porcilis Ileitis. Para a suinocultura brasileira essa é uma contribuição importante da MSD Saúde Animal para saúde, bem-estar animal e produtividade da suinocultura.
No campo, nossos profissionais estão aptos para auxiliar o produtor na identificação de doenças em todo o ciclo de vida do animal, contemplando um plano sanitário baseado em serviço técnico diagnóstico para bloqueá-las e evitar sua disseminação. Também disponibilizamos ao mercado o Respig Monitor – aplicativo oferecido a todo o mercado de suinocultura, que permite fazer avaliação de controle de doenças e digitalizar processos de inspeção nos frigoríficos.
Outro ponto que achamos importante e com o qual contribuímos ativamente no setor é a promoção de treinamentos e engajamento com o Programa de Vacinadores, com auditoria do processo vacinal e disponibilização de equipamentos adequados para a vacinação. Além de treinamentos teóricos e práticos que ensinam desde a conservação até a aplicação, ambiência e manejo e, posteriormente, suporte frequente pós-aplicação.
A MSD Saúde Animal investe, em média, 20% de seu faturamento global em inovação e novas tecnologias. Recentemente implementamos uma unidade de negócios na companhia voltada somente a isso, a MSD Animal Health Intelligence, que tem como objetivo não apenas acumular dados e informações tecnológicas, mas utilizá-los em sinergia com o setor de saúde animal. É com o emprego de tecnologia à ciência, associadas a pesquisas, que desenvolvemos produtos que contribuem para o bem-estar dos animais de produção, impactando também na segurança e qualidade das proteínas animais.
O resultado disso, invariavelmente, é a maior rentabilidade nas granjas suínas. Um produtor que atua em congruência com boas práticas no campo, têm animais capazes de atingir maior produtividade, menos incidência de doenças – pois prezam pela prevenção – e uma resposta melhor aos medicamentos quando é necessário utilizá-los. Animais mais saudáveis, proteínas confiáveis, com garantia de alimento de qualidade, e uma cadeia que preza pela sanidade e pelo bem-estar ao mesmo tempo é o que abre portas de mercados internos e externos.
A Inovação faz parte do nosso DNA e buscamos, acima de tudo, desenvolver produtos que agreguem valor para a cadeia de produção e que ofereçam uma experiência positiva em todos os sentidos. O nosso principal diferencial é, antes mesmo da implementação de novas tecnologias, saber olhar para as necessidades do mercado. Buscamos, cada vez mais entender as oportunidades e como nós podemos aproveitá-las, levando em consideração o nosso propósito que é melhorar a vida das pessoas e a saúde e o bem-estar dos animais. A partir disso, implementamos as inovações. Afinal, fazemos parte de um ecossistema, uma saúde única, no qual animais, pessoas e meio-ambiente devem estar em equilíbrio.
Fonte: Ketchum
◄ Leia outras entrevistas