Processamento

Tomra Food promove reestruturação no mercado brasileiro e nomeia João Medeiros como gerente comercial da estrutura

Na busca pela reestruturação organizacional já apresentada, a TOMRA Food, líder do setor, promoveu recentemente João Medeiros a Gerente Comercial da operação da empresa no Brasil. O objetivo passa por é tornar a estrutura mais ágil e focada no cliente


Publicado em: 25/03/2024 às 14:50hs

Tomra Food promove reestruturação no mercado brasileiro e nomeia João Medeiros como gerente comercial da estrutura

A TOMRA Food, que tem se posicionado nos últimos anos como um dos principais players no mercado brasileiro, procura estar mais perto dos clientes e das suas necessidades, fornecendo equipamentos de referência que vão permitir alavancar os resultados obtidos em planta.

João Medeiros explica em detalhe: “A empresa está fundindo as áreas de negócios TOMRA Processed Food (produtos processados como amendoim, vegetais  ou batata processada) e TOMRA Fresh Food (produtos frescos como frutas cítricas ou abacate) em uma única equipe TOMRA Food. 

A nova estrutura da TOMRA Food cria uma organização mais ágil e responsiva, mais próxima de seus clientes, com maior capacidade de inovar e trazer soluções eficazes para o mercado. 

O objetivo está bem identificado. Na ótica do responsável da TOMRA Food, “unificar nossas duas áreas de negócios em uma única equipe da TOMRA Food significa que podemos capitalizar as melhores práticas de cada uma delas para trabalhar com mais eficiência e fornecer soluções e serviços de primeira linha ao mercado brasileiro. A presença local é extremamente importante, devemos estar próximos de nossos clientes, entender suas necessidades, e dar-lhes as melhores soluções para continuarmos a crescer juntos”. 

Além da busca por otimização da linha de produção para aumento de qualidade e confiabilidade dos produtos, os beneficiadores buscam extrair mais informações estatísticas sobre a matéria-prima que está entrando em sua linha de produção. “Com esses dados em mãos, o beneficiador pode tomar decisões importantes relacionadas a qualidade de seus fornecedores ou até mesmo sobre o cultivo da matéria-prima no campo. Este passo pode ser dado com a ajuda da TOMRA Food que apresenta soluções de seleção, inspeção e descascamento de alimentos com maquinários específicos e adaptados às necessidades das diferentes aplicações sempre com as mais recentes tecnologias do mercado”, refere João. 

Brasil: um mercando em expansão e com bastante futuro 

O caminho da TOMRA Food no mercado brasileiro tem sido percorrido com passos bastantes sólidos e concretos, sabendo que a qualidade da entrega está no DNA da empresa. 

Na sequência deste crescimento, João Medeiros identifica as áreas de crescimento e novos caminhos a serem trilhados: “O Brasil é um grande mercado onde a TOMRA Food experimentou uma tremenda expansão com mais de 170 máquinas instaladas. “um mercado em crescimento, onde continuaremos a apoiar nossos clientes com o melhor serviço local e entrega rápida de peças de reposição. Temos um plano ambicioso para modernizar o parque de máquinas existente por meio de atualizações para oferecer a tecnologia mais recente do mercado”.

O Gerente Comercial detalha ainda, que o objetivo a curto prazo passa por aumentar a nossa presença em segmentos de produtos e aplicações ainda não totalmente explorados. “Podemos agora oferecer excelentes soluções para atender às necessidades da indústria graças ao desenvolvimento dentro da TOMRA. Em suma, vamos apostar muito forte no Brasil, onde já temos uma extensa base de instalações e uma presença local bem estabelecida de vendas e serviços".

Produção local com o foco na exportação 

Nos mais recentes dados divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, o Brasil bateu recorde histórico com mais de US$ 1,21 bilhão em exportação de frutas em 2021. É um sinal forte para o exterior no que diz respeito à qualidade da matéria-prima brasileira. No entanto, o mercado internacional está se tornando cada vez mais exigente em relação ao produto   que consome, e é neste contexto que a TOMRA Food pode auxiliar as empresas agroalimentares do Brasil. “Os desafios do mercado estão cada vez mais altos, se comparado há 10 anos, principalmente quando falamos de produto para exportação, exige cada vez mais alta qualidade do produto final”, reforça João Medeiros. 

Apesar disso, podemos notar o uso ainda frequente de processos manuais de seleção de alimentos em território nacional, porém o mercado está se modernizando, os beneficiadores e exportadores buscam automatizar suas plantas com tecnologia de ponta, que permite uma substancial melhoria da qualidade e da segurança dos alimentos, e assim estar em linha com as exigências nacionais e internacionais. Sobre o futuro, “o principal desafio do setor agrícola brasileiro é manter o ritmo de modernização iniciado, ao mesmo tempo em que aumenta a capacidade de produção e exportação de produtos frescos e processados, por isso a fusão das áreas de negócios TOMRA Processed Food e TOMRA Fresh Food em uma única equipe vai fortalecer ainda mais a sua presença no mercado brasileiro, aumentando o foco em seus clientes, entendendo melhor as necessidades do mercado e oferecendo soluções específicas para cada projeto”, conclui o responsável da TOMRA Food. 

Fonte: Alarcon & Harris PR

◄ Leia outras notícias