Processamento

SENAR-PB promove treinamento de Fabricação de Compotas de Frutas

O treinamento terá carga horária de 24 horas/aula e contará com a participação de 16 inscritas, todas mulheres do meio rural


Publicado em: 23/10/2012 às 19:00hs

SENAR-PB promove treinamento de Fabricação de Compotas de Frutas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) promove na cidade de Lucena, entre os dias 26 e 28 de outubro, com parceria da Associação dos Agricultores do Sítio Oiteiro, o treinamento de aperfeiçoamento “Fabricação de Compotas - Abacaxi e Mamão”. O treinamento terá carga horária de 24 horas/aula e contará com a participação de 16 inscritas, todas mulheres do meio rural.

Segundo a instrutora do SENAR-PB, Maria Genilda de Albuquerque, será passado para as alunas, além de noções de segurança e higiene no trabalho, um programa didático bem específico. “Iniciamos o treinamento ensinando as participantes a selecionar a matéria-prima que será transformada em compota, depois passamos para o processo de preparo das caldas fina e média e a produção da compota propriamente dita. Por fim, elas aprendem a forma correta de embalar e acondicionar o produto final”, explica.

Este é o segundo grupo que a mobilizadora Dieneide de Lima Silva montou para este treinamento. “O interessante é que as próprias mulheres, que já produzem doces, vêm até mim para buscar o aprimoramento. O primeiro grupo que formamos produz atualmente 100 kg de bolo e 70 kg de doces por semana e a produção é totalmente vendida em Lucena. Essas mulheres, sem grandes oportunidades, veem no SENAR-PB a chance de aproveitar seus dotes domésticos para ampliar a renda familiar. Assim como a primeira, a expectativa é que essa segunda turma esteja engajada para o sucesso do treinamento”, conta Dieneide.

O presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Mário Borba, ressaltou a importância das atividades do SENAR na promoção da profissionalização dos produtores rurais e geração de renda no estado. “Quando analisamos os resultados de ações como esta, não podemos ter outra sensação, senão a de que estamos no caminho certo. Temos trabalhado transformando características em possibilidades. Não podemos realizar este treinamento, por exemplo, deixando de lado o fato de que o nosso estado é um dos maiores produtores de abacaxi do país e que daí podemos conseguir grandes resultados”, conclui o presidente.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR-PB

◄ Leia outras notícias