Publicado em: 25/02/2013 às 15:10hs
Entretanto, a ligação com a bebida é antiga. Ele, há 10 anos, começou a trabalhar com a produção para terceiros. Há seis, investiu no próprio negócio. “Já fabricava cachaça, mas o curso mudou o rumo do meu negócio. Aprendi a lidar com a fermentação e a como produzir mais, gastando menos.”
Moreira tinha uma produção de 5 mil litros de cachaça por ano. Atualmente, passou para 10 mil litros por ano. “Na próxima safra, pretendo aumentar para 15.” A bebida, que antes da capacitação custava R$ 1, o litro, é vendida por até R$ 2,50. “Agora, contamos com um produto de mais qualidade”, justifica.
O produtor ressalta que ainda tem muitos desafios pela frente. “Preciso melhorar ainda a plantação para garantir mais qualidade à bebida”. Ele pretende participar do curso “Trabalhador no Cultivo de Plantas Industriais”, com foco na plantação, tratos e colheitas de muda de cana, também oferecido pelo sindicato e pelo SENAR MINAS. O plantio da cana-de-açúcar domina cerca de 3 hectares de sua propriedade.
Ele também almeja começar a produzir rapaduras. “Vi que posso fabricar o doce no mesmo dia e no mesmo local da cachaça. Diversifico o meu negócio para obter mais lucro.”
Fonte: Assessora de Comunicação SENAR Minas
◄ Leia outras notícias