Processamento

Mercur Lança Borracha 100% Nativa da Amazônia e Valoriza Comunidades Extrativistas

Iniciativa Sustentável Amplia Portfólio de Produtos Ecológicos e Apoia Preservação Ambiental


Publicado em: 19/09/2024 às 07:00hs

Mercur Lança Borracha 100% Nativa da Amazônia e Valoriza Comunidades Extrativistas

A Mercur, renomada indústria nas áreas de saúde e educação, apresenta ao mercado a primeira borracha produzida com látex 100% oriundo da Amazônia. Este lançamento inovador reflete o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a preservação ambiental, sendo o resultado de mais de uma década dedicada ao projeto Borracha Nativa, que visa apoiar e valorizar as comunidades extrativistas da região.

O projeto Borracha Nativa é uma parceria da Mercur com a rede Origens Brasil®, administrada pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora). A iniciativa promove uma relação comercial ética e direta com os povos da floresta, contribuindo para a conservação dos territórios e a valorização da cultura local. Com a produção da nova borracha, a Mercur apoia quatro áreas protegidas, um território indígena, dois grupos sociais, quatro organizações comunitárias e duas instituições de apoio.

A nova borracha, de cor natural e suave ao apagar, é composta por 78% de matérias-primas renováveis e não contém pigmentos. Além disso, possui um QR Code que direciona os consumidores para o site da rede Origens Brasil®, permitindo o acesso às histórias e origens dos produtos e das comunidades envolvidas em sua produção.

O conceito por trás do produto é “corrigir com consciência para preservar o futuro”. A Mercur acredita que cada usuário da nova borracha contribuirá para a conservação da Amazônia, e convida todos a se unirem à causa com a hashtag #AmazôniaViva, promovendo a sustentabilidade e a valorização das comunidades locais.

Cuidado e Impacto Social na Amazônia

O Projeto Borracha Nativa busca preservar a cultura e o modo de vida das populações tradicionais da floresta amazônica, ao mesmo tempo em que promove a geração de renda sustentável e o comércio ético. Em parceria com seringueiros das reservas extrativistas, a Mercur garante que o látex seja extraído de maneira responsável, sem prejudicar as árvores, e ajuda a manter o ciclo de produção que conserva a floresta em pé. A empresa fortalece seu compromisso com a sustentabilidade e a conservação ambiental, apoiando os membros da rede Origens Brasil® como a Rede Terra do Meio, a Associação Indígena Karo Paygap, entre outros, além das instituições Instituto Socioambiental e Pacto das Águas.

Desde o início da parceria, em 2010, a Mercur adquiriu mais de 63 toneladas de borracha natural da rede Origens Brasil®, com 4,37 toneladas em 2022 e 8,65 toneladas em 2023. A previsão é de que o volume anual atinja 30 toneladas nos próximos anos. O comércio ético com as comunidades extrativistas gerou mais de R$165 mil em renda local em 2023. Desde maio de 2023, a parceria com a Origens Brasil® foi expandida, reforçando o impacto socioambiental positivo da cadeia produtiva da borracha.

Jorge Hoelzel Neto, Facilitador de Direção da Mercur, destaca: “Já investimos R$140 mil em serviços socioambientais em 2024, e planejamos investir ainda mais com a compra adicional de borracha natural da Amazônia. Este investimento visa resgatar um passivo com as comunidades extrativistas e garantir que elas continuem sendo os guardiões das florestas, além de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa, já que evitamos o desmatamento nessas áreas. Nosso objetivo é continuar ampliando a compra de borracha nativa.”

O projeto abrange oito territórios: quatro na Terra do Meio em Altamira (PA) — Reserva Extrativista Rio Xingu, Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio, Reserva Extrativista Rio Iriri e Terra Indígena Xipaya — e quatro territórios em terras indígenas no Estado de Rondônia (RO) — Igarapé Lourdes, Rio Branco, Sete de Setembro e Uru-Eu-Wau-Wau.

Com a expansão do Projeto Borracha Nativa e o lançamento da Borracha de Apagar Natural Nativa da Amazônia, a Mercur reforça seu compromisso com uma estratégia de longo prazo para manter a floresta em pé e viva, promovendo também a conservação cultural das populações tradicionais.

Projeto Borracha Nativa

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias